A resiliência foi a grande marca de 2021 | Foto: Eduardo Queiroz

O ano de 2021 foi bastante desafiador com a continuidade da pandemia e dos seus efeitos adversos sobre a vida das pessoas. Perdas irreparáveis, sequelas físicas e econômicas, agravamento da pobreza são algumas delas. Particularmente no Brasil, vivemos ainda os efeitos de um governo que vira as costas para a ciência, o meio ambiente, a educação, a cultura e os povos tradicionais.

Diante de tanta negatividade, o papel do Jornalismo de Soluções, independente, voltado à sustentabilidade, se faz cada dia mais estratégico. Foi por isso que lançamos, em 25 de novembro, nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Com valores a partir de R$ 10 mensais você pode ajudar a manter este sonho real.

Jornalismo digital unido

No dia 7 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, foi lançada oficialmente a Ajor – Associação de Jornalismo Digital. A Eco Nordeste fez parte das 30 associadas fundadoras. Mas 2021 fechou com 69 associadas, uma prova de que o jornalismo digital independente no Brasil cresce e se espelha ocupando o vazio de notícias deixado pelo enxugamento e fechamento das grandes redações de comunicação no Brasil.
7 de junho – Veículos digitais lançam associação no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

2021 também foi um ano de produção de alguns relevantes projetos especiais. Destacamos alguns a seguir.

Biodiversidade Costeira

Golfinhos-rotadores, peixes-boi-marinhos, caranguejos-uçá, baleias-jubarte e tartarugas marinhas povoaram cinco episódios especiais do EcocastNordeste em 2021

A série Biodiversidade Costeira, do EcoCastNordeste, fez um tour pelos habitats de algumas das mais ameaçadas espécies que habitam os ecossistemas costeiros do Nordeste e mostrou iniciativas que buscam a preservação dos animais ameaçados. Ao longo de cinco episódios, lançados entre 14 de fevereiro e 15 de abril, teve muita informação relevante levantada por especialistas, conteúdo disponível de forma permanente.
14 de fevereiro – Baleia-jubarte – Isabelli Fernandes
1º de março – Caranguejo-uçá – Maristela Crispim
14 de março – Peixe-boi-marinho – Alice Sales
30 de março – Tartaruga-marinha – Adriana Pimentel
15 de abril – Golfinho-rotador – Yara Peres

Projetos colaborativos

Também produzimos importantes conteúdos de forma colaborativa em 2021. Confira.

Riscos nas falésias do RN e CE

No dia 4 de janeiro publicamos uma série de duas reportagens colaborativas com o Saiba Mais sobre os riscos de acidentes em falésias do Rio Grande do Norte e Ceará:
As falésias são formações belas, frágeis, perigosas e merecem atenção – Taci Morais
Tragédia em praia do RN alerta para alto risco em falésias do Nordeste – Isabela Santos (Saiba Mais)

Paisagens comuns nos litorais do Ceará e Rio Grande do Norte, as falésias são delicadas e sofrem desmoronamentos constantes | Foto: Celso Oliveira

Um vírus e duas Guerras

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), publicamos as reportagens do último quadrimestre da série colaborativa “Um vírus e duas guerras”, que monitorou, de março a dezembro de 2020, os casos de feminicídio e de violência doméstica no período da pandemia com o intuito de dar visibilidade a esse fenômeno silencioso, fortalecer a rede de apoio e fomentar o debate sobre a criação ou manutenção de políticas públicas de prevenção à violência de gênero no Brasil.

O monitoramento se preocupou em como a pandemia afetou a triste estatística da violência conta a mulher | Foto: Adriana Pimentel / Arte: Flávia P. Gurgel

O trabalho foi fruto de parceria entre as mídias independentes Amazônia Real (AM); Projeto #Colabora (RJ); Eco Nordeste (CE); Marco Zero Conteúdo (PE), Portal Catarinas (SC); Revista AzMina e Ponte Jornalismo (SP).
Na pandemia, três mulheres foram vítimas de feminicídios por dia
As vidas além dos números do feminicídio no Nordeste durante a pandemia – Líliam Cunha / Yara Peres
Órfãos do feminicídio: as dores dos filhos das vítimas – Adriana Pimentel
Empregadas domésticas podem recorrer à Lei Maria da Penha por violência de gênero – Rose Serafim

Sustentabilidade Empresarial no Nordeste

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e que muitas empresas fazem greenwashing ao se dizerem sustentáveis para ganhar pontos junto a consumidores, a Eco Nordeste se uniu a outras duas mídias que cobrem Sustentabilidade no Nordeste, Notícia Sustentável (BA) e A Nossa Pegada (PE) para ouvir empreendedores e consultores sobre caminhos a serem trilhados para oferecer produtos e serviços de forma mais sustentável verdadeiramente. O resultado foi uma série de três reportagens e três podcasts especiais:
14 de junho – Empresas baianas se destacam com boas práticas de sustentabilidade – Murilo Gitel
21 de junho – Profissionais do Ceará mostram o que fazer para ter um negócio sustentável – Isabelli Fernandes
28 de junho – Iniciativas pernambucanas fomentam cultura sustentável na sociedade – Aline Vieira Costa

Energias do Nordeste

No dia 7 de dezembro, a Eco Nordeste se uniu a outras quatro mídias digitais do Nordeste – A Nossa Pegada, Marco Zero Conteúdo, Notícia Sustentável e Saiba Mais – para lançar uma série de reportagens especiais com podcasts no eco da COP26 que em novembro reuniu governos e entidades, pesquisadores e ativistas do mundo inteiro para buscar caminhos para a redução de emissões e manutenção de um clima razoável para a nossa existência no Planeta.

A série Energias do Nordeste focou em exatamente alguns dos caminhos a serem trilhados rumo à garantia da segurança energética com baixa pegada de carbono, mas, muito além disso, uma geração de energia que considere outros tipos de impactos socioambientais, muitas informações e discussões que não podemos perder de vista.

CRISE ENERGÉTICA – Renováveis mostram caminhos para a sustentabilidade – Eco Nordeste
NUCLEAR – Ameaça às margens do São Francisco – Marco Zero Conteúdo
SOLAR – A que mais cresce no Brasil – Eco Nordeste
EÓLICA – Ventos do Nordeste já produzem mais que Usina Belo Monte – Saiba Mais
BIOMASSA – Opção ‘limpa’, renovável e de baixo custo – A Nossa Pegada
HIDROGÊNIO VERDE – Combustível do futuro ou do agora? – Notícia Sustentável
DESCENTRALIZAÇÃO – O impacto da geração distribuída na Justiça Climática – Eco Nordeste

Vidas que a Covid-19 levou

Vilmar Berna e Gilmar de Carvalho deixaram um rastro de saudades

Abril de 2021 foi o mês mais letal da pandemia de Covid-19 no Brasil. Foram 82.401 vidas tiradas em 30 dias. Dentre elas, a Eco Nordeste destacou as perdas do jornalista Vilmar Berna, membro ativo da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA)  e do jornalista e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar de Carvalho, referência em estudos da Cultura Popular Nordestina e articulista da Eco Nordeste.
4 de abril – Adeus a um cidadão Brasileiro
18 de abril – Gilmar de Carvalho deixa um vazio que não se preenche

Seleção em editais

O mês de julho foi marcado por boas notícias para a Eco Nordeste. Além da aprovação em três editais, teve anúncio de premiação internacional. Confira!

Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental – 2021

Entre 52 propostas de reportagens inscritas, a Eco Nordeste foi uma das cinco selecionadas pelo Edital da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de trabalho inscrito pelas colaboradoras Adriana Pimentel e Marília Camelo.

21 de julho – Eco Nordeste é uma das selecionadas do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental

8 de dezembro – Entre Recifes – Consequências de ações humanas no fundo do mar ainda são pouco conhecidas – Adriana Pimentel / Marília Camelo

A Eco Nordeste também integra dois dos projetos selecionados, na América Latina, pelo Google News Initiative Innovation Challenge – Edição 2021:

Acessibilidade jornalística: um problema que ninguém vê

Projeto para melhorar o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a conteúdos jornalísticos, com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Marco Zero Conteúdo (PE), Diadorim (PE), Mídia Caeté (AL), Olhos Jornalismo (AL), Retruco (PE), Revista Afirmativa (BA), Saiba Mais (RN) e Cajueira (NE)

21 de julho – Eco Nordeste está entre mídias selecionadas com projeto de acessibilidade pelo Google

Diário do Clima

Projeto de monitoramento de diários oficiais sobre conteúdos relevantes de prefeituras de capitais brasileiras ligados ao clima, com a Agência Envolverde, ClimaInfo, Projeto #Colabora, InfoAmazonia, ((o)) eco, Open Knowledge Brasil e Política por Inteiro.

21 de julho – Eco Nordeste e parceiros terão apoio do Google para monitorar clima em diários oficiais

Webstories

Em outubro de 2021, a Eco Nordeste lançou, numa parceria com o Google, via Ajor, os webstories, uma nova forma de disponibilizar conteúdo para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Premiação internacional

No Prêmio Semear Internacional de Jornalismo – Edição 2020/2021, a Eco Nordeste ficou em 2º Lugar na Categoria Internet, com a reportagem “Agricultores familiares são estimulados na convivência com o Semiárido”,  texto de Alice Sales; imagens de Iago Barreto; produção de Adriana Pimentel e Maristela Crispim; edição de Maristela Crispim; edição de vídeo de Samantha Yabuta; e apoio logístico do parceiro Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Cetra).
30 de julho – Eco Nordeste está entre os vencedores do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo

Celebração e apoio

Em novembro, a Eco Nordeste viveu outros momentos especiais. Primeiro com a celebração dos seus 3 anos de resiliência, depois com o lançamento da sua campanha de financiamento coletivo via Catarse, uma forma de ampliar a interação com seu público e convidá-lo a contribuir para a continuidade do seu trabalho.
16 de novembro – Três anos de muito conteúdo para a Sustentabilidade regional – Maristela Crispim
25 de novembro – Eco Nordeste lança campanha de financiamento coletivo. Veja como participar – Andréia Vitório

Outros destaques

18 de janeiro – Mudanças na Beira-Mar de Fortaleza geram impactos para os frequentadores – Lívia Priscilla / David Medina
17 de maio – A esperança do cultivo sustentável de algodão no Ceará – Lívia Priscila
2 de agosto – Campanha #SalveOsPassarim alerta para as consequências de aprisionar aves – Lívia Priscilla
15 de outubro – Projetos reconectam consumidores à natureza em Fortaleza e Sobral – Camila Aguiar
25 de outubro – Do ka’ kiriri à ka’pûer: o lugar silencioso que foi mata branca e hoje é capoeira – Márcia Dementshuk
3 de novembro – Pesquisa revela que somente 1,3% da Caatinga é legalmente protegida – Alice Sales
15 de novembro – COP 26 deixa a sensação de sociedade mais fortalecida e ações adiadas – Maristela Crispim
18 de novembro – Fortaleza é tomada por fumaça de incêndio no Parque Estadual do Cocó – Maristela Crispim
20 de novembro – Na região, o racismo se intersecciona com a discriminação direcionada ao povo do Nordeste – Maristela Crispim

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo