Eco Nordeste

Ouça agora: Ouça o podcast no Deezer Ouça o podcast no Google Podcasts

O Podcast Eco Nordeste (antigo EcoCastNordeste), nasce no auge das incertezas da pandemia de Covid-19 e de um desejo de falar de temas mais acadêmicos num formato de bate-papo

Os episódios trazem diversos temas, relacionando a pauta socioambiental à pandemia; depois caracterizando a geografia e a biodiversidade do Nordeste. Abordam ainda temas como violência contra a mulher; racismo; mulheres na agroecologia; e tradições e desafios nos quilombos.

Aqui você também confere séries especiais, como Nordestinidades – Parte 1 e Biodiversidade Costeira que chegou a ser postada como sugestão pelo perfil da plataforma Deezer no Instagram. Destaque para episódios sobre Sustentabilidade Empresarial, na Bahia, Ceará e em Pernambuco; Turismo Sustentável em Aracati, Beberibe e Amontada, no litoral do Ceará; e para a série Baião de Tudo, que trouxe sabores de chefs de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.

Ouça de onde estiver. Você vai curtir.

Ouça os episódios

  • #001 - Quarentena e o que é essencial para a vida

    No primeiro episódio do EcoCastNordeste conversamos com Magda Maya sobre: Quarentena e o que é essencial para a vida. A convidada é doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, além de ser autora do livro “Sustentabilidade 4.0”.

  • #002 - Agricultura Familiar na Pandemia

    Neste episódio do EcoCastNordeste, Cristina Nascimento, que é membro da coordenação nacional da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e coordenadora institucional do Cetra, fala sobre a Agricultura Familiar na Pandemia.

  • #003 - Violência Contra a Mulher na Pandemia

    Para discutir essa temática, contamos com a presença de Socorro Osterne. Ela é assistente Social, mestre em Sociologia pela UFC e doutora em Serviço Social pela UFPE. Também é livre docente pela Uece e pesquisadora do Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em situação de Violência da Uece.

  • #004 - Ocupação de Dunas

    No EcoCastNordeste de hoje, você vai entender melhor o que são as dunas, sua importância e as consequências da sua ocupação. Para conversar sobre esse assunto convidamos Jeovah Meireles, que é professor doutor do Departamento de Geografia e pesquisador dos programas de Doutorado em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • #005 - Excluídos na pandemia - Saulo Feitosa

    Neste EcoCastNordeste, o professor Saulo Feitosa, dos cursos de Medicina e de Licenciatura Intercultural indígena da UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste, nos fala muitas verdades sobre os excluídos na pandemia, ou seja, aqueles brasileiros que, em condições consideradas normais, têm mais dificuldade de acesso a muitas coisas, inclusive às políticas públicas, como as pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas, ciganos.

  • #006 - Biodiversidade

    O nosso EcoCastNordeste #006 é sobre a Biodiversidade e a Civilização. A convidada é a professora titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical da UFRPE, Maria Adélia Oliveira, co-fundadora da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), a primeira entidade ambientalista do Nordeste e a segunda do Brasil.

  • #007 - 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos no NE

    O nosso EcoCastNordeste #007 é uma conversa com a professora e pesquisadora Iara Santos, docente aposentada do IFBA-Salvador, sobre os dez anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Nordeste.

  • #008 - A Geografia do Nordeste Belezas, Riscos e Desafios

    Quem não aprecia belas paisagens? Há quem viaje milhares de quilômetros para apreciar, praias, parques nacionais, cachoeiras sem parar para pensar como se formaram. Existem também os riscos de desastres naturais e decorrentes de ações humanas nesses ambientes sobre os quais poucos param para refletir. Para conversar sobre esses e outros assuntos, assim como sobre a popularização da Ciência Geográfica, nós contamos com o professor e pesquisador Saulo Vital. Ele é graduado em Geografia pela UFPB e doutor em Geociências pela UFPE e docente da graduação e pós-graduação em Geografia da UFRN.

  • #009 - A riqueza geológica e paleontológica do Nordeste

    Você já ouviu falar no Geopark Araripe? Sabia que vem gente do mundo inteiro pesquisar ou simplesmente apreciar esse patrimônio? Para conversar a respeito, recebemos o professor Allysson Pinheiro. Biólogo e doutor em Ecologia e Recursos Naturais, é curador associado do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, diretor científico do Geopark Araripe, professor adjunto da Urca e Recentemente se tornou membro do Conselho de Geoparks Mundiais, da Unesco.

  • #010 - Desenvolvimento Sustentável no Nordeste

    O Nordeste é uma região cheia de peculiaridades, com a predominância do bioma Caatinga e um extenso litoral que são, ao mesmo tempo, a nossa riqueza e a nossa vulnerabilidade. Para conversar sobre as possibilidades de Desenvolvimento Sustentável na região, considerando o tripé ambiental, social e econômico, nós conversamos com o professor José Carlos Lázaro.

  • #011 - Produção de energia no Nordeste

    A região é especialmente rica em vento e sol, fontes que, num primeiro momento parecem uma excelente alternativa aos grandes impactos gerados por hidrelétricas e termelétricas, por exemplo. Mas será que essas atividades são totalmente limpas mesmo? Para conversar sobre esta temática, convidamos o professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heitor Scalambrini Costa.

  • #012 - A desconstrução do Racismo nos diversos espaços da sociedade brasileira

    No Dia da Consciência Negra, não basta apenas falar sobre o racismo. É importante olhar para o movimento negro a partir da perspectiva das obras que intelectuais da negritude trazem para o debate sobre a desconstrução do racismo estrutural. E para nos conduzir sob alguns temas das obras de pensadores negros, convidamos a escritora, poetisa, docente da Unilab Ceará, Jacqueline Costa.

  • #013 - A força das mulheres na agroecologia

    Nós sabemos que a resiliência é uma característica comum dos habitantes do Semiárido brasileiro. Neste contexto, as mulheres têm sido a base da produção agroecológica, embora nem sempre sejam vistas como tal. Conversamos sobre as mulheres no nosso meio rural com Sarah Luiza de Souza Moreira, que é cientista social, especialista em Educação Ambiental, mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, integrante do GT Mulheres e do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e militante da Marcha Mundial das Mulheres.

  • #014 - O Ser Humano, o Ambiente e as Doenças

    O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico vêm provocando uma série de desequilíbrios locais e até mesmo globais, colocando em risco a nossa própria existência no Planeta, a exemplo da pandemia que atravessamos e outras crises climáticas e sanitárias que podemos desencadear. Para conversar sobre as nossas relações com os meios naturais, nós convidamos o pesquisador Carlos Roberto Franke. Ele é professor titular da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia.

  • #015 - Vacina, Covid-19 e o dia V

    A temática desta edição não foge dos acontecimentos da atualidade, você sabe… aqueles que deixam os nossos cabelos em pé de tanta preocupação. Para conversar sobre as vacinas, o coronavírus e suas mutações, convidamos o infectologista Anastácio de Queiroz que é professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), secretário da Saúde do Estado do Ceará e diretor da Unilab.

  • #016 - Biodiversidade Costeira: Baleia Jubarte

    A série Biodiversidade Costeira começa com uma gigante saltadora. A baleia-jubarte, no passado, era muito caçada por conta do seu óleo. Mas, felizmente, hoje está a salvo em quase todo o Planeta. Para conversar com a gente sobre esses seres mitológicos convidamos Enrico Marcovaldi que, atualmente, é vice-presidente do Instituto Baleia Jubarte e diretor de comunicação do Projeto Baleia Jubarte. A conversa está imperdível! Não deixe de conferir!

  • #017- Biodiversidade Costeira: Caranguejo-Uçá

    A série Biodiversidade Costeira continua com o caranguejo-uçá que tem a carne muito apreciada ao longo da costa brasileira, especialmente no Nordeste e no Norte. Para conversar a respeito convidamos Pedro Belga. Ambientalista, ele é o coordenador do Projeto Uçá e fundador e presidente da ONG Guardiões do Mar, que, ao longo de 22 anos, já realizou muitos projetos e angariou diversos prêmios. É co-criador da Rede Nacional de Manguezais (Renamam) e um dos membros fundadores da Rede de Águas da Guanabara (Redagua). A conversa está imperdível! Não deixe de conferir!

  • #018 - Biodiversidade Costeira: Peixe-Boi Marinho

    O peixe-boi marinho, que alguns podem conhecer por manati, é um animal robusto, que pode chegar a pesar 600 kg e medir até 4 metros de comprimento. Esse grandão que possui a pele grossa, de cor acinzentada, vive em águas costeiras e em alguns estuários, desde a Flórida, nos Estados Unidos até o Nordeste brasileiro. Para conversar sobre esse simpático mamífero aquático, convidamos Vítor Luz. Ele é veterinário, com doutorado em Microbiologia Médica e possui experiência em clínica médica de mamíferos aquáticos. Atualmente é o coordenador do Programa deMamíferos Marinhos, da ONG Aquasis.

  • #019 - Biodiversidade Costeira: Tartaruga Marinha

    A série Biodiversidade Costeira dá agora uma viajada com as tartarugas-marinhas. Migratórias por excelência, elas se deslocam a uma velocidade média de 20 km/h. Para saber mais sobre elas, convidamos Fábio Lira, biólogo formado pela UFS e Mestre em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental pela UFBA, ele cresceu no município de Pirambu em Sergipe, praia com maior densidade reprodutiva da tartaruga-oliva no Brasil. Fábio atua diretamente nas atividades de pesquisa e conservação das tartarugas-marinhas da Regional Sergipe do Projeto Tamar.

  • #020 - Biodiversidade Costeira: Golfinho Rotador

    No último episódio da série Biodiversidade Costeira, nós te levamos para conhecer o universo encantador dos golfinhos, em especial, do golfinho-rotador, no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Considerado um dos mamíferos mais inteligentes, ele tem uma organização social curiosa e que só tem a nos ensinar. E quem falou conosco sobre a experiência de mais de 30 anos ao lado desses mamíferos foi o pesquisador e coordenador do Projeto Golfinho Rotador, Flávio Lima.

  • #021 – Caatinga

    Quem sabe tudo sobre o bioma predominante no Nordeste do Brasil é o professor Carlos Roberto Fonseca, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele é doutor em Ecologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra); e é pós-doutor pelas Universidades Macquarie (Austrália), UFRJ e Unicamp. Fica ligado que o episódio de hoje está cheio de informação de qualidade!

  • #022 - Sustentabilidade Empresarial no Nordeste: Bahia

    Neste episódio, Murilo Gitel conversa com Helen Nzinga, da Ecoclico; e Leana Mattei, da Aganju Sustentabilidade, sobre empreendedorismo feminino e soluções sustentáveis inspiradoras na Bahia. Parte de série colaborativa entre três mídias digitais da área de Sustentabilidade com atuação no Nordeste: Agencia Eco Nordeste, A nossa Pegada e Notícia Sustentável.

  • #023 - Sustentabilidade Empresarial no Nordeste: Ceará

    Neste episódio #023 do EcoCastNordeste, Isabelli Fernandes conversa com Rebeca Wermont, que é diretora de Marketing e Projetos na empresa YBY Soluções Sustentáveis. A YBY tem o objetivo de ajudar empresários a encontrar soluções sustentáveis para os seus negócios, garantindo a sua sobrevivência e a do Planeta. Parte de série colaborativa entre três mídias digitais da área de Sustentabilidade com atuação no Nordeste: Agencia Eco Nordeste, A nossa Pegada e Notícia Sustentável.

  • #024 - Sustentabilidade Empresarial no Nordeste: Pernambuco

    Neste episódio #024 do EcoCastNordeste, a jornalista Aline Vieira Costa conversa com a educadora e empreendedora social Susana Leal, que coordena o MBA LIS – Liderança, Inovação e Negócios Sustentáveis, na Católica Business School, em Recife, cujo propósito é dar oportunidade para que pessoas pensem os negócios de forma diferente, com os paradigmas de desenvolvimento sustentável. Este podcast faz parte de uma série colaborativa entre três mídias digitais da área de Sustentabilidade com atuação no Nordeste: Eco Nordeste (CE) A Nossa Pegada (PE) e Notícia Sustentável (BA).

  • #025 - Crise Climática

    Na semana em que o IPCC lançou relatório que confirma a interferência humana na crise climática que já enfrentamos, conversamos com Alexandre Araújo Costa, professor Titular da Uece do curso de graduação em Física e do mestrado em Climatologia e Aplicações; mestre em Física pela UFC; doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University, e pós-doutor pela Yale University; colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC); assessor voluntário do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental e que mantém o blog de divulgação científica “O Que Você Faria Se Soubesse O Que Sei?”.

  • #026 - Corais

    Corais são organismos marinhos vivos que vão se agrupando, formando camadas e mais camadas que dão origem aos recifes, refúgios e fonte de alimentação para muitas espécies do mar. Eles normalmente são confundidos com plantas ou com rochas, mas, os corais são animais. Para conversar com a gente sobre o que são, qual a sua importância e desafios que enfrentam, convidamos Miguel Mies, bacharel e doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP); e coordenador de pesquisa do Projeto Coral Vivo.

  • #027 - Limpeza de nossas Praias

    Neste 2021 inicia-se a Década do Oceano da ONU, uma oportunidade para repensarmos nossos hábitos de consumo e descarte e seus impactos sobre o ambiente natural. Anualmente, no mês de setembro, temos campanhas de limpeza de rios, lagoas e mares, iniciativas que colaboram para despertar consciências. Neste EcoCast Nordeste conversamos com Juaci Araújo de Oliveira, educador ambiental, pós-graduando em Educação e Gestão Ambiental, pesquisador, ambientalista, arte-educador, e com uma trajetória em diversos programas nacionais e internacionais em defesa do ecossistema marinho. Ele executa o projeto “Limpando o Mundo” (Clean-Up The World), como articulador de atividades de mobilização, pedagógicas e técnicas em comunidades costeiras e ribeirinhas do Estado do Ceará e atualmente é membro da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM).

  • #028 - Tradições e desafios Quilombolas

    Neste EcoCast Nordeste #028, Adriana Pimentel conversa sobre tradições e desafios quilombolas com Danilo Serejo. Da comunidade de Canelatiua, em Alcântara (MA), ele integra o Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe), é coordenador do Grupo de Estudos para a Economia, Memória e Verdade das Comunidades Quilombolas de Alcântara. Bacharel em Direito pela UFG; mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Uema; ministra cursos sobre direitos territoriais, com ênfase na Convenção Nº. 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais e outros Tratados e Convenções Internacionais para Povos e Comunidades Tradicionais.

  • #029 - Naufrágios assistidos: Solução ou problema?

    O EcoCast Nordeste #029 é parte integrante da reportagem especial Entre Recifes sobre as consequências de afundamentos de navios e grandes estruturas para a criação de recifes artificiais no fundo do mar. Adriana Pimentel conversa sobre os naufrágios assistidos com Múcio Banja, biólogo, professor da UPE, doutor em Oceanografia Biológica e pós-doutor em Ecologia, pesquisador associado do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação. Ele também participou dos primeiros processos de afundamentos de navios para recifes artificiais em Recife, Capital dos Naufrágios.

  • #030 - Turismo sustentável: os encantos da comunidade quilombola do Cumbe

    Nesta série você vai conhecer as histórias de algumas comunidades tradicionais do Ceará que fazem parte da Rede Tucum. No primeiro episódio, falamos sobre a Comunidade Quilombola do Cumbe, em Aracati, no Litoral Leste do Ceará. Para nos contar sobre as ações desenvolvidas no local, convidamos Luciana dos Santos, que está à frente do turismo comunitário e atua em defesa do território ancestral e dos direitos humanos. Simplesmente imperdível!

  • #031 - Turismo Sustentável: Aprendizado e preservação na Prainha do Canto Verde

    O Antônio Carlos é pescador, dono de chalés que fazem parte do turismo comunitário do local e morador da Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde, em Beberibe, no Litoral Leste do Ceará. Durante a vida, ele aprendeu a valorizar e preservar a natureza à sua volta. Com a sua experiência, transformou o turismo consciente em renda e hoje tem dois chalés completos para hospedar os visitantes de forma confortável. Eles oferecem a verdadeira vivência na comunidade da reserva sem agredir a natureza. Vem ouvir mais sobre essa história!

  • #032 - Turismo Sustentável: Um mergulho na gastronomia de povos do litoral

    Ana Vylena de Sousa, de 24 anos, é ativista da Rede Tucum do Assentamento Sabiaguaba, comunidade de Caetanos de Cima, no município de Amontada, no Ceará. Ela nos leva a conhecer sua região por meio de uma experiência gastronômica que conta detalhes sobre a história e o processo de preparo dos alimentos no Restaurante das Mulheres, do qual é uma das sócias. Vem ouvir essa conversa deliciosa e se emocionar com a gente!

  • #033 - Passado, presente e futuro dos povos originários

    Mateus Tremembé, jovem liderança do povo Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, no Ceará, é também pesquisador da cultura alimentar Tremembé, produtor cultural da Festa do Murici e Batiputá e da Culminância do Alimento Ancestral, coordenador de cultura do Ponto de Cultura Recanto dos Encantados e estudante de agronomia na Unilab. Conversa essencial!

  • #34 - Baião de tudo: resgate das receitas esquecidas

    Baião de Tudo é a mais nova série do EcoCastNordeste que vai deixar você com água na boca! O alimento é carregado de significados, história, afetos, cultura. Neste especial, ouvimos quem entende muito de comidas nordestinas.Vamos começar pelo sabor da culinária do Rio Grande do Norte. Neste primeiro episódio, Adriana Pimentel conversa com Adriana Lucena, Potiguar de nascimento, sertaneja de coração, chef, advogada, mestra em Políticas Agrícolas.Cozinheira autodidata, é consultora e pesquisadora de alimentos. Ouça e conheça mais sobre saborosíssimas receitinhas tradicionais e muitas curiosidades desta riquíssima gastronomia regional!

  • #035 - Baião de tudo: Sustentabilidade dentro e fora da cozinha

    Baião de Tudo é uma série do EcoCastNordeste cheia de sabores, afetos e também de consciência. Para a chef baiana Tereza Paim, sustentabilidade não é custo, mas receita. Ela busca uma destinação ambientalmente correta aos resíduos; conta com pequenos produtores como fornecedores diretos; e utiliza energia de sua própria usina fotovoltaica.Depois de cursos e especializações em cozinhas no Brasil e Europa, Tereza Paim comanda os restaurantes Casa de Tereza, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador; e o Mesa de Tereza, nos aeroportos de Salvador e Fortaleza; além da Casa Bohemia; além do Tabuleiro da Chef, sua linha de produtos premium artesanais.Também é autora do livro de receitas “Na Mesa da Baiana”, coautora de outros livros da cozinha brasileira, colunista e curadora de festivais gastronômicos.Oferece comidas típicas regionais resultantes da fusão dos habitantes iniciais dessas terras, indígenas, negros e portugueses, a primeira cozinha do Brasil e que conta suas histórias sozinhas. “O dendê é a luz da Bahia, pinta as nossas comidas com a cor do pôr do sol, dá sabor, textura, alegria à comida típica afro-baiana, mais costeira”, ressalta.Como perder a conversa inteira?

  • #036 - Baião de tudo: a simplicidade na cozinha

    A cozinha é, acima de tudo, uma atividade artesanal. E para isso ela precisa que sua mão-de-obra esteja bem em todo o seu contexto. Desde o agricultor até o consumidor. Conversamos com um dos chefes mais populares do Brasil sobre pessoas, experiências e representatividade nordestina na cozinha. No episódio 3 da série Baião de Tudo, o chefe Guga Rocha compartilhou conosco as delícias e desafios de cozinhar. Vem ouvir!Como perder a conversa inteira?

  • #037 - Caatinga: bioma de origem de produtos singulares

    Conheça o Projeto Rural Sustentável Caatinga e suas ações no fomento à produção sustentável de alimentos na Caatinga, bioma de origem de uma diversidade de produtos que só existem no Semiárido brasileiro.

  • #038 - Temos vários jeitos de falar

    No primeiro episódio, celebramos diferentes sotaques do Nordeste, uma grande variedade de ritmos e expressões que deve ser valorizada e não discriminada.

  • #39 - É Pernambuco! Entendesse?

    Neste episódio mostramos que o pernambuquês é uma mistura marcante de cultura viva. Tem música e sonhos compartilhados com um sotaque inconfundível.

  • #40 - Bahia é barril dobrado!

    A Bahia tem uma variedade linguística fascinante que reflete a história e o jeito de viver de sua gente. Neste episódio, trazemos uma Bahia ainda pouco conhecida.

  • #41 - 'Ieeeei' é do Ceará!

    A vaia cearense já rodou o mundo, mas este episódio te transporta para as outras particularidades da língua falada, um convite a conhecer além das belas paisagens!

  • #42 - É Maranhão, mermã!

    O que seria da história sem o registro? O episódio do Maranhão mostra como é possível preservar um bem imaterial tão essencial como o sotaque.

Pular para o conteúdo