Equipe

Maristela Crispim

Fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste, é jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Conquistou quase 50 finais e premiações de Jornalismo, locais, regionais, nacionais e internacionais. Trabalhou 24 anos no Diário do Nordeste e foi assessora de imprensa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) por dois anos. Fez parte do júri do Prêmio Esso e da equipe de seleção do Programa Petrobras Socioambiental. Deu aula de Comunicação para a Sustentabilidade na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Faz parte da Earth Journalism Network (EJN) e da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental(RBJA).

ver bio completa

Conheça nossas colaboradoras e parceiros:

Colaboradoras

Adriana Pimentel

Fotógrafa, jornalista formada pela Unifor, Pedagoga pela Urca, trabalhou na TV O Povo, TV Diário, RedeTV e jornal Diário do Nordeste, como repórter, produtora e fotojornalista. Como freelancer, acompanhou a Cia Vatá (dança) e desenvolve projetos autorais. Atualmente mora em Barcelona, Espanha e, além de colaborar com a Eco Nordeste, também participa da La Directa, Jornalismo comprometido em contribuir para a transformação social – Barcelona /Espanha. A exposição virtual Caminhos de Fé  é um exemplo do seu trabalho.

Alice Sales

Jornalista com foco em Meio Ambiente, graduada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017). Foi jornalista voluntária do ICMBio (2018); estagiária de Jornalismo na Associação Caatinga (2017) e na Embrapa Agroindústria Tropical (2013-2015). Amante da natureza e apreciadora de pássaros, tirou o 1º lugar, na categoria Webjornalismo, do 2º Prêmio MPCE de Jornalismo, com a matéria “Povos originários do Ceará lutam para manter a vida e a tradição”; e o 2º Lugar – Categoria Internet do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo – edição 2020/2021, com a matéria “Agricultores familiares são estimulados na convivência com o Semiárido” .

Andréia Vitório

Jornalista, foi consultora do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) no Programa Semear, voltado ao desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro. Atuou na comunicação do Instituto Baleia Jubarte, Instituto Cabruca e Observatório do Código Florestal. Em 2018, liderou, em Salvador, o Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challlenge). Atualmente escreve para publicações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e atua como redatora, assessora de imprensa, repórter e consultora.

Camila Aguiar

Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde por sete anos foi pesquisadora do Núcleo Tramas, atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão junto a comunidades camponesas em conflito ambiental no Ceará. Produz comunicação em diversas linguagens, como redatora, fotógrafa e produtora audiovisual. Colabora com diversas mídias e organizações com foco socioambiental.

Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira é fotógrafa e pesquisadora. Foi coordenadora do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) (2017/2019). É mestra em Comunicação e Linguagens – linha Fotografia e Audiovisual pela UFC (2012) e Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC (2008). Graduada em Comunicação Social pela Unifor (2005); foi professora do curso de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda) e no curso de Design do Centro Universitário Estácio do Ceará (2008-2017). Foi também professora convidada da UFC no curso de Jornalismo (2018).

Flavia P. Gurgel

Comunicadora e jornalista. Há mais de 20 anos enveredou pelo mundo do Design, sua grande paixão e maior experiência profissional. Ainda durante sua carreira, atuou como redatora, coordenadora de comunicação, assessora de imprensa e analista de marketing. É designer das redes sociais da Eco Nordeste, vice-diretora executiva do Instituto Eco Nordeste e coordenadora de produção no Combo Studio.

Isabelli Fernandes

É jornalista formada pela Unifor. Possui experiência com Jornalismo Digital e Impresso, produção de Radiojornalismo e podcasts. Já teve reportagens selecionadas e premiadas pelo Intercom. Atuou como professora de ferramentas de rádio para membros e funcionárias do Instituto da Primeira Infância (Iprede). É apaixonada por Fotografia, Fotojornalismo e Empoderamento Feminino.

Líliam Cunha

Jornalista formada pela Unibahia com especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade, estudante de Zootecnia na UFBA. Iniciou a carreira em 2003 e tem atuado como repórter, assessora de imprensa e editora de conteúdo. Apaixonada pela área ambiental, é membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) desde 2007. Baiana de nascimento, piauiense de alma, nordestina com muito orgulho!

Marília Camelo

Se formou jornalista na Universidade de Fortaleza (Unifor). Iniciou sua trajetória profissional como fotojornalista em um dos maiores jornais do Ceará, onde trabalhou por quase seis anos. Manteve o foco do seu trabalho na área editorial e colabora com alguns dos principais veículos de comunicação nacionais, como: El País Brasil, BBC Brasil, Agência Pública, revistas Trip, TPM e Exame. Hoje, além de colaboradora da Eco Nordeste, é fotógrafa freelance do Portal UOL e também integra a equipe de repórteres fotográficas na Fiec.

Rose Serafim

É jornalista com interesse em cobertura de política local, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Já foi do Jornal O POVO, Rádio O POVO CBN, e atualmente integra a Agência Saiba Mais, em Natal (RN), além de colaborar com a Eco Nordeste, no Ceará.

Verônica Falcão

Jornalista com atuação nas áreas de Ciência e Meio Ambiente, é graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela UFPE. Produz reportagens e outros conteúdos para sites, mídias sociais, Educação Ambiental e comunicação institucional. Iniciou a carreira de Jornalismo Ambiental com a cobertura da Rio-92, tendo passado pelas redações do Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e Revista Pesquisa (Fapesp). É autora de reportagens finalistas e vencedoras de prêmios, como o Esso, Caixa, Embratel, Abrelpe, Abecip e Biodiversidade da Mata Atlântica, da Conservation International.

Yara Peres

Graduada em Jornalismo, atuou como repórter especial para o Núcleo de Economia e Negócios do jornal O POVO, como colaboradora para a revista Scientific American Brasil e no projeto de capacitação de voluntários para a Copa do Mundo de 2014, pelo Ministério dos Esportes, entre outras experiências jornalísticas. Também é produtora cultural há dez anos, com experiência em projetos de exposições de arte no Brasil, entre elas a World Press Photo. Atuou, ainda, como coordenadora pedagógica em algumas mostras e projetos audiovisuais.

Pular para o conteúdo