ma.to.pi.ba.

O Projeto ma.to.pi.ba. é uma iniciativa multimídia da Eco Nordeste, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Surgiu da necessidade de evidenciar, na cobertura jornalística, um lado pouco explorado da maior fronteira agrícola nacional. Frequentemente noticiada pela visão do agronegócio, a região é uma porteira aberta para o desmatamento da Amazônia e, por tabela, para o agravamento da crise climática global.

Lançado em janeiro de 2024, traz matérias, reportagens, podcasts, webstories e newsletters que abordam tanto os problemas socioambientais como experiências exitosas na região, seguindo a linha editorial de jornalismo de soluções adotada pela Eco Nordeste

Matopiba é uma referência à denominação do território agrícola, quando do seu reconhecimento oficial pelo poder público, em 2015 , e remete às sílabas iniciais dos quatro estados que abrange: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O projeto também tem o propósito de iniciar, de forma experimental, uma espécie de Observatório do Matopiba para monitorar o desmatamento e os impactos sociais nessa região fronteiriça com a Amazônia. E, para isso, também reunimos informações, imagens e áudios, durante duas viagens nesta primeira fase, pela Bahia e pelo Maranhão.

Últimas publicações

Desmatamento no Cerrado afeta Rio São Francisco

Com sua nascente em meio ao Cerrado, o Rio São Francisco sofre com a degradação do bioma | Foto: Alice Sales “O Cerrado é essencial para o provimento do Rio São Francisco.…

Pular para o conteúdo