Nordestinidades

Ouça agora: Ouça o podcast no Deezer Ouça o podcast no Google Podcasts

A série Nordestinidades – parte 1 é composta por 10 episódios e dedicada a desvendar as diversas formas de falar nos estados do Nordeste do Brasil.

A série abarca tradições culturais, musicalidades e outras formas de expressão que configuram a cultura nordestina e sua multiplicidade, num flerte surpreendente com o cotidiano.

Os episódios desbravam os traços da oralidade que variam até mesmo dentro de cada Estado, e levam o ouvinte a uma viagem sonora sobre identidade, pertencimento e formas de expressar e habitar o mundo.

Esta miscelânea viva e pulsante se alinha com uma das premissas da Eco Nordeste de desconstruir estereótipos e visibilizar a diversidade regional.

A série de podcasts Nordestinidades – Parte 1 foi apoiada pelo Programa de Aceleração de Negócios Digitais, realização do International Center for Journalists (ICFG) / Meta, com apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e mentoria de Geraldo Nascimento.

Está irresistível. Ouça!

Ouça os episódios

  • #01 - Temos vários jeitos de falar

    No primeiro episódio, celebramos diferentes sotaques do Nordeste, uma grande variedade de ritmos e expressões que deve ser valorizada e não discriminada.

  • #02 - É Pernambuco! Entendesse?

    Neste episódio mostramos que o pernambuquês é uma mistura marcante de cultura viva. Tem música e sonhos compartilhados com um sotaque inconfundível.

  • #03 - Bahia é barril dobrado!

    A Bahia tem uma variedade linguística fascinante que reflete a história e o jeito de viver de sua gente. Neste episódio, trazemos uma Bahia ainda pouco conhecida.

  • #04 - 'Ieeeei' é do Ceará!

    A vaia cearense já rodou o mundo, mas este episódio te transporta para as outras particularidades da língua falada, um convite a conhecer além das belas paisagens!

  • #05 - É Maranhão, mermã!

    O que seria da história sem o registro? O episódio do Maranhão mostra como é possível preservar um bem imaterial tão essencial como o sotaque.

Pular para o conteúdo