Curso online debate jornalismo responsável sobre o Nordeste

Ministrado pela jornalista Maristela Crispim, diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, o curso online síncrono almeja profissionalizar jornalistas na cobertura do Nordeste sem preconceitos. Inscrições seguem até dia 9 de março

A imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando um celular na vertical para tirar uma fotografia em meio a uma mata densa e verdejante. A pessoa veste uma blusa de mangas longas em azul-escuro com abertura para o polegar e usa dois anéis no dedão esquerdo: um prateado com o desenho de uma lua e estrela, e outro preto logo abaixo. A tela do celular exibe a prévia da foto, focada na copa das árvores contra o céu, com a interface da câmera em português visível na parte inferior. Ao fundo, a vegetação é composta por troncos finos, folhas variadas em tons de verde vibrante e uma grande rocha acinzentada à esquerda
No curso, os alunos terão acesso a uma visão panorâmica da região e a informações específicas e transformadoras sobre a visão estereotipada que normalmente é difundida | Foto: Adriana Pimentel

Fazer jornalismo responsável no e sobre o Nordeste vai muito além de ouvir fontes e personagens nordestinas: exige conhecimento histórico, geográfico e social que embase uma cobertura sem reforçar mitos e preconceitos.

Para suprir essa lacuna, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promove o curso online ao vivo “Narrativas da Caatinga: Jornalismo e Identidade Nordestina”. As inscrições estão abertas até dia 9 de março, com início previsto para 10 de março e término no dia 24 do mesmo mês.

Ministrado pela jornalista Maristela Crispim, fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, o curso é composto por cinco aulas virtuais síncronas e é destinado para jornalistas, profissionais de comunicação e do audiovisual, produtores de conteúdo e estudantes da área.

Nele, os alunos aprenderão informações essenciais sobre a caracterização da região nordestina e suas sub-regiões, clima, e biodiversidade do bioma Caatinga; os processos de adaptação das espécies ao Semiárido; as questões socioeconômicas e políticas do Nordeste e seus impactos nas dinâmicas de degradação e desertificação; ações de resiliência local; e técnicas para produzir reportagens profundas que desafiem estereótipos e promovam ações para o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

“Infelizmente, a nossa visão sobre o Nordeste ainda é cheia de pagamentos e distorções, mesmo para quem vive por aqui. Então, sem perceber, você pode estar reproduzindo estereótipos ao invés de exaltar a diversidade desses ricos territórios do nosso país”, alerta Maristela.

O curso garante certificado emitido em formato digital, em até 15 dias após o término. Faça sua inscrição aqui.

Serviço

Início do curso: 10/03/2026
Quando acontece: 10, 12, 17, 19 e 24/03
Inscrições até: 09/3/2026
Dias da semana: Às terças e quintas-feiras
Carga horária: 15 horas
Horário: Das 19h às 22h

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: