Por Alice Sales
Colaboradora
Fortaleza (CE). A Eco Nordeste foi uma dentre as 35 organizações brasileiras selecionadas pelo Google para contar com os recursos do News Equity Fund (Fundo de Equidade para o Jornalismo). No mundo todo foram selecionados 450 veículos pela iniciativa que visa promover diversidade e igualdade para jornalistas independentes e pequenos e médios veículos de notícias que produzem conteúdos originais para uma audiência sub-representada.
A ideia é que essas pequenas e médias organizações, por meio do fundo, tenham a oportunidade de fortalecer as atividades que já realizam e possam expandir suas ações. A jornalista Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste, considera que o recurso será estratégico para o momento da organização.
“Recebemos com muita alegria a notícia da seleção pelo Fundo de Equidade para o Jornalismo do Google, principalmente porque conhecemos de perto os desafios do jornalismo independente no nordeste do Brasil, sobretudo na área de sustentabilidade e junto a povos tradicionais, um segmento ainda bem sub-representado no ecossistema de notícias da região”, comemora.
Além da Eco Nordeste mais cinco organizações nordestinas também foram contempladas: Acorda Cidade (BA), Agência Diadorim (PE), Agência Tatu (AL), Marco Zero Conteúdo (PE) e Revista O Grito! (PE).
Boa parte das organizações selecionadas, 22, assim como a a Eco Nordeste, é também associada à Ajor – Associação de Jornalismo Digital. Confira:
Nonada Jornalismo
Sul21
InfoAmazonia
TNM – Todos Negros do Mundo / All Blacks In The World
((o))eco
Eco Nordeste
Agencia Mural De Jornalismo Das Periferias
Portal Catarinas
Projeto #Colabora
Marco Zero Conteúdo
Emerge Mag
Revista AzMina
Agência Tatu
Voz das Comunidades
Revista O Grito!
Ponte Jornalismo
Desenrola E Não Me Enrola
Agência Pública
Gênero e Número
Nós, Mulheres da Periferia
Alma Preta Jornalismo
Maré De Notícias