Ciência vai ao bar em Fortaleza

Por Alice Sales
Colaboradora

As noites de Fortaleza se preparam para receber mais uma edição do Pint of Science, festival mundial de divulgação científica, onde pesquisadores conversam com o público sobre temas científicos, em bares da cidade. O evento começa hoje e vai até quarta-feira (22), e tem como objetivo estabelecer um canal direto de diálogo entre a sociedade e os cientistas.

O festival abordará temas diversos como: astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. A ideia é apresentar atualidades nestas áreas do conhecimento e esclarecer dúvidas. Será uma oportunidade para as pessoas conversarem com os pesquisadores sobre temas relevantes, percebendo o impacto da pesquisa científica em seus cotidianos, e descobrirem as dificuldades e as belezas da ciência.

Contemplando os temas Biodiversidade e Ciência dos Alimentos, na noite desta segunda-feira (20), o público presente no bar Cantinho do Frango terá a oportunidade de dialogar acerca da conservação de recursos genéticos, com a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e curadora dos bancos de germoplasma de flores tropicais e de cajueiro, Ana Cecília de Castro. Já na noite do dia 21, no Brava Boteco, o bate-papo será sobre a origem dos alimentos que chegam até as mesas, com o pesquisador da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira.

Segundo Ana Elisa Sidrim, coordenadora do Pint of Science em Fortaleza, o retorno do público foi gratificante já na primeira edição. “Ao incluir temas relevantes e atuais, que despertam a curiosidade das pessoas, conseguimos alcançar um público significativo e que ainda não tinha contato com os assuntos abordados. Ano passado foi incrível observar o interesse de tantas pessoas em discutir ciência, por isso voltamos em 2019 com uma programação bem especial”, destaca.

Neste ano, o Pint of Science é realizado em 24 países, sendo o Brasil o país com maior número de municípios participantes, contanto 87 cidades que receberão o evento. Em Fortaleza, o festival é realizado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Vinil Áudio e Vídeo, Farmácias Santa Branca e os estabelecimentos sede.

Pint of Science

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

Programação Pint Of Science 2019, em Fortaleza

Segunda-feira (20)
– Como cidades inteligentes desafiam sua infraestrutura de transportes (Verônica Castelo Branco)
– Conservação de Recursos Genéticos (Ana Cecília Ribeiro de Castro)
Local: Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota)

Terça-feira (21)
– Construção de Consensos: uma nova visão sobre como solucionar conflitos complexos (Alessander Wilckson Cabral Sales)
– A ciência por trás dos cardápios (Vitor Hugo de Oliveira)
Local: Brava Bar (Rua Prof. Wilson Aguiar, 78 – Edson Queiroz)

Quarta-feira (22)
– Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros (Geová Maciel de Alencar Filho)
– Doutor, qual o meu diagnóstico? É uma simples virose… (Danielle Malta Lima)
Local: Boozer’s Pub (Rua Carlos Vasconcelos, 834 – Meireles)

Horário: a partir de 19h30, todos os dias

* A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br
* Participação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia
(paga-se apenas o que for consumido no estabelecimento)

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: