A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) inaugura hoje o seu Projeto de Eficiência Energética. A Instituição Federal de Ensino Superior participou da chamada pública oferecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Enel Distribuição Ceará e foi contemplada com dois projetos interligados.
O primeiro é o Projeto Prioritário de Eficiência Energética, baseado em ações de retrofit, que consiste na substituição de equipamentos antigos por outros mais modernos e eficientes e de soluções de Minigeração Distribuída a partir de Energia Solar Fotovoltaica em unidades consumidoras do Setor Público, implementado no Campus das Auroras, em Redenção (CE).
O segundo abrange propostas do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, compreendendo estudos em sistemas de medição e monitoramento de usinas solares, impactos da minigeração na rede elétrica e equipamentos eletrônicos para melhoria e qualidade da energia elétrica.
Foi investido pela Enel/Aneel, por meio da chamada pública referente ao Projeto Prioritário de Eficiência Energética, o valor de R$ 1.532.517,17 e para o Projeto
Estratégico do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) o valor de R$ 443.764,07.
Com a execução do projeto de eficiência energética, prevê-se uma economia no consumo de energia elétrica de cerca de 640 MWh/ano, o que deve tornar o Campus das Auroras autossuficiente em energia elétrica, além de contribuir para o fornecimento de energia para a Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape.
Os responsáveis pelos projetos, entre engenheiros e pesquisadores são: Plínio Maciel, engenheiro civil da Coordenação de Infraestrutura e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Planejamento (Cied/Proplan) e coordenador da Comissão de Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais; Hermínio de Oliveira, professor do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds) e responsável pelo projeto P&D; e Jordão Campos, engenheiro eletricista da Divisão de Projetos da Cied/Proplan e responsável pelo acompanhamento da execução física do projeto.
A elaboração do projeto teve a participação de diferentes setores da universidade:
- Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan)
- Seção de Análise de Contas e Contratos (Sacc)
- Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds)
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg)
- Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
- Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts)
Após levantamentos e estudos de consumo energético do Campus das Auroras, a equipe técnica responsável pelo projeto produziu e apresentou a proposta de Eficiência Energética à comissão avaliadora da Aneel/Enel, que aprovou o projeto.
Painéis solares fotovoltaicos
Segundo o responsável pelo projeto P&D, Hermínio de Oliveira, o campus piloto (Campus das Auroras/Unilab) foi escolhido para implantação destes projetos após análises e estudos produzidos pela Comissão de Eficientização para a Unilab, considerando a área de cobertura (tamanho, largura e altura de porte grande) do bloco didático-administrativo, e a fácil captação energética por não apresentar nenhum sombreamento por perto.
Constatou-se que o Campus das Auroras tinha a maior demanda de energia elétrica entre as instalações da Unilab, sendo então o escolhido para as ações de eficiência energética e geração fotovoltaica.
“Graças ao empenho da equipe envolvida diretamente com as tratativas entre Unilab e Enel, a Universidade também foi contemplada com uma estrutura arquitetônica conceitual chamada “Arvore Solar” que foi instalada, também, no Campus das Auroras, próximo ao Bloco Didático, com a intenção de aguçar a curiosidade dos usuários e disseminar o conceito de Energia Limpa e Sustentável, além de servir de minilaboratório aos estudantes do curso de engenharia de energias”, afirmou Plínio Maciel.
Com a implantação dos projetos estratégicos a “Unilab passa a figurar entre as instituições públicas de Ensino Superior como uma universidade de vanguarda no tocante à Sustentabilidade e Eficiência Energética”, declarou Plínio Maciel.
Perspectivas de impacto positivo para a Unilab:
- Redução na conta de energia e inicialização da autonomia energética da Universidade
- Análise contínua das condições qualitativas de energia da instalação elétrica da Unidade Consumidora
- Aumento e Impacto na produção científica para comunidade acadêmica
- Existência de um laboratório a céu aberto de minigeração a partir de painéis fotovoltaicos
- Formação de mão de obra altamente especializada em: Planejamento energético, Projeto de Plantas Fotovoltaicas; Consultoria em Eficiência e Qualidade de Energia; Eletrônica de potência; e Eletrônica embarcada
Árvore Solar
O equipamento mede 11 metros de altura e ocupa uma área aproximada de 20 metros quadrados. Nas dez “folhas” da palmeira estão instalados painéis fotovoltaicos que irão captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, contribuindo diretamente para a diminuição da conta de luz do Campus e redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. A árvore também servirá como mini-laboratório para os estudantes do curso de Engenharia de Energias.
Além de promover o desenvolvimento da região, estes projetos de sustentabilidade visam fomentar a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, catalisando investimentos para o setor, gerando mercado regional e mitigando o grave problema dos recursos de custeio da nossa instituição. “Acreditamos que essa área de atuação possa fomentar para a criação de um polo tecnológico na região do maciço de Baturité”, concluiu Plínio Maciel.
Serviço
Inauguração do Projeto de Eficiência Energética e da Iluminação da Árvore de Painéis Fotovoltaicos
Data: Dia 20/12/2018
Horário: 16h30
Local: Pátio do 1º andar – Unilab – Campus das Auroras – Redenção (CE)