Sobral aproveita resíduos orgânicos públicos no paisagismo da cidade

Em abril de 2021, 100 toneladas de resíduos orgânicos que foram destinados ao pátio municipal de compostagem, na Central de Tratamento de Resíduos (CTR)

Sobral – CE. A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), recolheu, no mês de abril de 2021, 100 toneladas de resíduos orgânicos que foram destinados ao pátio municipal de compostagem, na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Todo esse material deixou de ser aterrado.

A operação piloto do pátio de compostagem teve início em fevereiro deste 2021. O equipamento auxilia na disposição final adequada de resíduos, seguindo o que está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010.

Em Sobral, a compostagem – técnica de estimular a decomposição de materiais orgânicos para a produção de adubo – aproveita os resíduos orgânicos gerados pela poda urbana e também dos materiais coletados do Mercado Público Municipal, na área de hortifruti.

A iniciativa visa cumprir os acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos.

O composto produzido no pátio será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais.

De acordo com Carlos do Calisto, titular da SCSP, a operação do pátio de compostagem reforça um compromisso com a gestão dos resíduos e na implantação da coleta seletiva dos materiais orgânicos. “Estamos seguindo a nossa política municipal de resíduos sólidos. O material produzido é muito importante, pois será reaproveitado de maneira correta na manutenção de espaços verdes e na produção de mudas”, reforça o secretário.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: