Associação Caatinga lança vídeos educativos sobre a cadeia produtiva da Carnaúba

Lançamento será nesta quarta-feira (12), no YouTube da Associação Caatinga, com debate sobre a sustentabilidade no manejo da Carnaúba e a promoção das condições dignas de trabalho

A série educativa surgiu como uma estratégia de superação de desafios da cadeia, especialmente em relação às condições de trabalho dos extrativistas e ao acesso à informação | Foto: Clarear

Fortaleza – CE. A Organização Não Governamental (ONG) Associação Caatinga, em parceria com o projeto “Private Business Action for Biodiversity“, da cooperação internacional alemã, lança, nesta quarta-feira (12), a série de vídeos “Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba“. O objetivo do projeto audiovisual é qualificar os profissionais e os processos do manejo da palmeira, além de proteger os trabalhadores e promover as condições dignas de trabalho no campo. O lançamento ocorrerá em um seminário virtual no YouTube da Associação Caatinga, às 14h.

O seminário será transmitido de forma gratuita e contará com a participação de profissionais da cadeia produtiva da carnaúba, de especialistas e da sociedade civil organizada.

A produção da série educativa surgiu como uma estratégia de superação de desafios da cadeia, especialmente em relação às condições de trabalho dos extrativistas e ao acesso à informação. A iniciativa contou com a colaboração de diversas instituições na fase de elaboração e o conteúdo ficará disponível para download no site da Associação Caatinga.

Ao total, a série conta com 12 vídeos didáticos que também discutem a legislação, o respeito ao trabalho digno, a necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI), o controle de pragas, proteção da biodiversidade e outros pontos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e ético do ramo.

Sandino Moreira, coordenador de Educação Ambiental da Associação Caatinga, afirma que os vídeos foram desenvolvidos da forma mais abrangente possível: “o propósito é levar as melhores iniciativas e práticas para todos os atores da cadeia produtiva da carnaúba, desde o trabalhador extrativista, passando pelos beneficiadores da palha do pó até o processamento industrial”.

Os vídeos foram produzidos a partir da colaboração entre a Associação Caatinga e o Projeto Private Business Action for Biodiversity, parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de Cooperação Internacional Alemã), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

Serviço

O quê: Live Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba
Quando: 12 de agosto de 2020 – 14h
Onde: Youtube da Associação Caatinga – https://youtu.be/evcPbPTCSGI

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: