Com mais de 600 toneladas de resíduos coletadas em ações nacionais, a Solos chega à capital cearense para ampliar o compromisso pela sustentabilidade

Homem negro usando camiseta lilás com a logo marca RODA, número de telefone e Delivery da Reciclagem! e capacete de ciclista preto arruma materiais recicláveis numa estrutura metálica na traseira de uma bicicleta
Em cinco anos de atuação, a Solos gerou mais de 200 novos empregos com foco também na diversidade e mudança do cenário socioeconômico | Foto: Tayse Argolo

Salvador – BA / Fortaleza – CE. Focada em promover Economia Circular e o descarte correto de resíduos, a startup baiana Solos expande suas ações e inicia atuação em Fortaleza. Em cinco anos de atividade, a empresa já retirou mais de 600 toneladas de resíduos do meio ambiente e gerou R$1,5 milhão em renda para catadores vinculados às cooperativas parceiras.

A chegada da Solos à capital cearense é um marco para a atuação da startup que vai encarar o desafio de estimular a consciência e aumentar os índices de reciclagem na cidade. Atualmente o índice de reciclagem da capital do Ceará é de cerca de 8%, de acordo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), acima da média do País, que é de cerca de 4%.

Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!

Saville Alves, cofundadora da startup, afirma que a Solos vai apoiar a Prefeitura de Fortaleza na operação e gestão de dados de soluções para o estimular o descarte correto pelo cidadão, aumentar a reciclagem e gerar inclusão para catadores.

“A chegada da Solos a Fortaleza representa não apenas um novo território de atuação, mas sobretudo um novo modelo de operação. Esta será a primeira vez que trabalharemos junto ao poder público para a construção de uma política pública consistente de reciclagem. E ficamos super felizes deste passo acontecer aqui no Nordeste, onde o desafio do lixo causa tantos problemas socioambientais”, acrescenta Saville.

Ao responder a Eco Nordeste, a empreendedora explica que já foi realizado um diagnóstico da destinação de resíduos sólidos em Fortaleza e materiais como o vidro e os eletrônicos, que estavam com impedimentos logísticos de seguirem para a reciclagem, também passarão a ter uma destinação correta a partir do trabalho da Solos na capital cearense.

“A chegada da Solos a Fortaleza é um marco. Estamos contratando uma solução inovadora para um problema desafiador que é a coleta seletiva de resíduos sólidos. Este trabalho da Solos, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, é uma continuação do projeto Reciclos, de cessão de triciclos elétricos para catadores. Agora a Solos vai trabalhar em conjunto com as associações credenciadas no projeto para implantar a coleta seletiva porta a porta na Cidade. O usuário, numa área piloto de início, vai poder fazer um agendamento para a retirada do material por uma associação credenciada”, detalha Taís Costa, coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) / Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITinova).

Em cinco anos de atuação, a Solos gerou mais de 200 novos empregos com foco também na diversidade e mudança do cenário socioeconômico. Do total de pessoas contratadas em 2021, majoritariamente os cargos foram ocupados por mulheres (66%), seguido de pessoas auto identificadas como da comunidade LGBTQIAP+ (40%) e autodeclaradas negras (25%). Com a nova etapa de atuação da empresa, a expectativa é que novas oportunidades sejam abertas para fomentar o compromisso com um mundo mais sustentável e limpo, e também promover melhorias nas condições de trabalho de todos atores envolvidos.

Para as amigas, sócias e fundadoras da Solos, Saville Alves e Gabriela Tiemy, a nova fase de atuação da startup abre portas para novas atividades e ampliação de ações que já são realizadas em outras capitais, como por exemplo: o Braskem recicla, em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. E o Folia Que Vira, em parceria com a Prefeitura de Salvador que possibilitou a reciclagem dos resíduos gerados durante o Carnaval da capital. Em Fortaleza, a startup planeja realizar parcerias comerciais também com grandes marcas e investir em seus projetos, além de alianças estratégicas locais, como a In3Citi, que vai incentivar a iniciativa junto à Solos.

“A Solos espera levar outros cases de sucesso para Fortaleza. Nós temos atuações para descarte correto de grandes eventos, já realizamos a coleta de todo o resíduo de rua do Carnaval de Salvador. Além disso, atuamos com “experiências sustentáveis”, onde temas ligados à Economia Circular são trazidos de forma lúdica e interativa para proporcionar aprendizado e influenciar a mudança de comportamento”, pontua Saville Alves.

A chegada da startup à capital cearense traz também oportunidades de emprego. Para iniciar a operação em Fortaleza, a Solos vai reunir um time local e, por isso, estão abertas as inscrições para três oportunidades: uma nas áreas de gestão e duas para área de mobilização. Os interessados podem entrar em contato via whatsapp (71) 99358-6497 ou pelo e-mail marilia@alimentesolos.com.br.

“O trabalho deste time estará relacionado ao dia a dia de mobilização e logística das coletas que serão realizadas, mas, atrelado a isso, teremos uma rotina com atividade remotas, com o time geral da Solos. Aqui nosso ambiente de trabalho inspira dinamismo, cooperação, afeto e vontade de transformação”, destaca Gabriela Tiemy, cofundadora da Solos.

Duas mulheres brancas e sorridentes posam para foto com camisetas brancas com a logomarca SOLOS tendo ao fundo copas de árvores verdes
As cofundadoras da Solos, Gabriela Tiemy e Saville Alves | Foto: Tayse Argolo

Emprego, renda e engajamento social

Fundada em 2017, quando participaram do Triggers, um programa de pré-aceleração de negócios de impacto, a Solos fomenta emprego, renda e engajamento social por meio das ações lideradas e estruturadas com grandes parceiras, como: Braskem, Nubank, Owens Illinois, Ambev, Heineken, Coca-Cola, Basf, Sebrae.

Entre as principais atuações da Solos destacam-se o Braskem recicla, com mais de 70 toneladas coletadas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo. O Roda – um serviço de delivery da reciclagem, em parceria com a MAP, mobiliza moradores e estabelecimentos comerciais a descartarem seus resíduos de forma correta, até o momento já coletou 25 toneladas dos mais diversos tipos de materiais.

Com grande impacto socioambiental e econômico, outro destaque da Solos é o Vidrado, um projeto de sensibilização e coleta de vidro na comunidade de Caraíva, em Porto Seguro, coletou mais de 100 mil garrafas com patrocínio da Heineken e parceria da da Owens Illinois – líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil.

Todas as atividades desenvolvidas pela Solos geram indicadores que demonstram desde a quantidade de coleta dos resíduos até o impacto gerado na sociedade, como exemplo: a geração de renda para catadores, cooperados e outras populações em situação de vulnerabilidade; volume de resíduos destinados para a reciclagem, a população conscientizada, entre outros pontos. Com isso, as ações desenvolvidas com a Solos reforçam a ideia de que “nada se desperdiça, tudo se transforma”, lema principal da Economia Circular.

Além disso, como estratégia para disseminar de forma ampla e para os mais diversos públicos, a Solos tem parcerias com prefeituras de grandes capitais brasileiras e cooperativas como: Cooperaguary, Caec, Cooperbari, Camapet, Coopama, Chocolatão, Coopercarga. Outros exemplos de parceiros da startup são: a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, a Secretaria do Meio Ambiente de Salvador e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo