Fotografia em fundo escuro de uma rã verde com listras laranjas laterais tracejadas por coloração escura caminha se esticando em galho da direita para a esquerda
Descoberta ecológica sobre a Pithecopus gonzagai, popularmente conhecida como rã-macaco, comumente encontrada em áreas de brejo no Nordeste do Brasil, foi um dos destaques nas coberturas de 2023 | Foto: Fernando Braga

A poucos dias para o fim do ano, a Agência de Conteúdo Eco Nordeste compartilha a seguir alguns dos seus principais feitos de 2023, ano em que completou 5 anos de vida. De prêmios a novos projetos, tivemos reportagens especiais e avanços importantes na missão de dar visibilidade e incentivar o desenvolvimento sustentável no Nordeste do Brasil.

Prêmio BNB

Vencemos o Grande Prêmio Nacional de Jornalismo do Banco do Nordeste (BNB), edição 2023, com a série de reportagens Caravana Nordeste Potência, que contribuiu para a divulgação do Plano Nordeste Potência e seu compromisso com  o desenvolvimento verde, a recuperação do passivo socioambiental e a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva na Bacia do Baixo São Francisco e no restante do Nordeste. O Plano Nordeste Potência é fruto da coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC)Fundo Casa SocioambientalGrupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Assinaram o conteúdo premiado as jornalistas Maristela Crispim, responsável pelos textos, Alice Sales, que ficou à frente da cobertura fotográfica e Flávia P Gurgel, designer.

Nordestinidades

Em 2023, a Eco Nordeste concebeu o seu mais novo projeto, a série “Nordestinidades – Parte 1” que  integra o Podcast Eco Nordeste e exalta as diferenças de sotaques que fazem o Nordeste ter essa diversidade tão marcante. São 10 episódios no total – cada um deles dedicado a um dos nove estados nordestinos e o de introdução, que já está disponível, assim como os episódios É Pernambuco, entendesse? e Bahia é barril dobrado.

“Ao desvendar as diversas formas de falar nesses estados, o Projeto Nordestinidades se alinha com uma das premissas da Eco Nordeste de desconstruir estereótipos e visibilizar a diversidade regional”, conta Isabelli Fernandes, gerente de produto da iniciativa. A série Nordestinidades foi apoiada pelo Programa Acelerando Negócios Digitais, realização do International Center for Journalists (ICFG) / Meta, com apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e mentoria de Geraldo Nascimento.

Para ouvir, é simples: ouça de onde estiver, no site da Eco Nordeste ou nas principais plataformas de streaming.

Clima no Matopiba

E por falar em novas frentes de atuação, a Eco Nordeste já está trabalhando em uma nova iniciativa com foco na questão climática da principal fronteira agrícola do Brasil: o Matopiba. Para essa ideia ganhar forma, contamos com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).  Juntos vamos lançar uma lupa para o clima no Nordeste e na Amazônia, num diálogo constante com as eleições de 2024.

O lançamento oficial será nos próximos dias. Acompanhe!

Outros destaques de 2023

Prêmio Megafone de Ativismo

A Eco Nordeste ficou entre os cinco finalistas, como Mídia Independente, do Prêmio Megafone de Ativismo, pela série de reportagens “Termelétricas no Nordeste”. Com apoio do Instituto ClimaInfo, a série teve textos de Alice Sales, fotos de Camila de Almeida, edição de Maristela Crispim e design de Flávia P. Gurgel. A indicação se deu por parte do Instituto Verdeluz, por meio do Projeto Clima de Urgência.

Lab de Sustentabilidade

Fomos uma das 40 organizações jornalísticas selecionadas para o Lab de Sustentabilidade, um programa da Google News Initiative, que busca fortalecer o jornalismo que cobre a agenda sustentável. O apoio contribuiu para o aperfeiçoamento do jornalismo digital ambiental do País, ao levar conhecimentos práticos para redações como a da Eco Nordeste.

Bolsas

Neste ano, produzimos duas reportagens financiadas:

Festival 3i

Participamos ainda do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, realizado pela primeira vez em Fortaleza, no Ceará. Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste, representou o Conselho da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e moderou uma mesa sobre iniciativas de mídia independente do Nordeste.

O evento abordou temas sobre inovação, novos projetos e estratégias para a sustentabilidade do jornalismo digital brasileiro.

Parcerias

A Eco Nordeste foi consultora do Encontro Estadual de Adolescentes pelo Clima, promovido pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), que envolveu adolescentes de 26 municípios do Ceará para um diálogo sobre Emergência Climática e uma trilha ecológica na Unidade de Conservação Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza.

Outra parceria importante foi com o Projeto Rural Sustentável (PRS) Caatinga, executado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que rendeu a reportagem As riquezas e oportunidades da Sociobioeconomia da Caatinga.

Quer receber nossas newsletters e acompanhar nossos conteúdos? Cadastre-se em nosso site.

Seu apoio é fundamental para a manutenção do trabalho que estamos desenvolvendo. Clique aqui e saiba como contribuir e que recompensas te aguardam.

Queremos agradecer sua companhia até aqui e desejar um Ano-Novo de boas notícias, alegrias e saúde!

Até 2024!

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo