Cacique Pequena faz shows com composições próprias | Foto: Filipe Pereira

 

No próximo dia 25 de janeiro, às 19h, o espetáculo intitulado “Resistência da Vida” será apresentado, no Museu da Tribo Jenipapo-Kanindé, na Reserva Lagoa da Encantada, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O show traz as composições do CD “Beleza da Vida” lançado em 2016, de autoria da mestra da cultura Cacique Pequena, que compõe em sua obra um retrato, ao mesmo tempo vigoroso e delicado, a partir da condição de mulher e liderança, permeada por sua visão própria da cultura autóctone.

Beleza da Vida

Entre as panelas fumegantes na cozinha de uma casa em meio à mata da Reserva Jenipapo-Kanindé, no litoral do Ceará, uma índia cantarola umas melodias que lhe vem à cabeça, num gravadorzinho portátil. Foi assim, enquanto prepara os alimentos para o corpo e a alma, que a Cacique Pequena foi registrando suas canções imersas no cotidiano comum e nas caminhadas de seu povo.

Depois que levaram a mochila do filho e o gravador num assalto, veio a urgência de manter viva a memória das tradições que animam suas celebrações e ritos. Foi aí que, em 2013, com apoio de edital da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e de ajudas de amigos que arrumaram até um estúdio, conseguiu-se gravar o CD “Beleza da vida”, finalizado em 2016.

O show

Mais cinco anos se passaram desde o início do projeto até se conseguir levantar os recursos para montar o show, agora intitulado “Resistência da Vida”, que pretende percorrer aldeias indígenas no Ceará divulgando o trabalho e interagindo com as diversas etnias no Estado.

O repertório do espetáculo é formado essencialmente pelas músicas do CD, a maioria de autoria da Cacique Pequena, reconhecida como Mestra da Cultura em 2015. Integrantes da tribo participam das apresentações, com suas danças e instrumentos.

Resistência

“O momento exige um ato de Resistência, que envolve a beleza, a vida e articulação ampla” diz a politizada Juliana, uma das 19 filhas e filhos da Cacique Pequena.

É por isso que sua arte vai tecendo uma reflexão ao conjunto da sociedade acerca das realidades e condições do universo cultural e mística dos povos indígenas. E é também um manifesto engajado em suas lutas históricas por sobrevivência, respeito e demarcação de suas terras.

Num tempo de notícias de retrocessos nas políticas governamentais da cultura e dos direitos humanos e de perseguições a lideranças das comunidades tradicionais no meio rural, o chamado do canto de Pequena e seu povo não poderia ser outro que não o da Resistência.

Turnê

O evento é, portanto, também um espaço de articulação política chamando atenção para a causa indígena no contexto atual. E, por isso, vai ao encontro de outros povos indígenas do Ceará, que também recebem o show-manifesto: Tapeba, em Caucaia (9/2); Pitaguary, em Pacatuba (23/2); e Kanindé de Aratuba (16/3). Os shows são todos gratuitos e abertos ao público.

O show é uma realização da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé e conta com o apoio da Secult e da Secretaria de Cultura de Aquiraz.

 

Serviço:

Show-Manifesto “Resistência da Vida”

Quando: Dia 25/1 (sexta-feira), às 19h

Onde: Museu da Tribo Jenipapo-Kanindé – Reserva Lagoa da Encantada – Aquiraz (CE)

Entrada franca e aberto ao público

Outras datas:

9/2 – Tapeba (Caucaia)

23/2 – Pitaguary (Pacatuba)

16/3 – Kanindés (Aratuba)

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo