Petrolina – PE. De 19 e 22 de novembro será realizada a oitava edição do Semiárido Show, maior evento de inovação tecnológica para a agropecuária dependente de chuva do Nordeste. A iniciativa busca levar aos produtores e empreendedores da região as principais pesquisas e inovações com foco no Desenvolvimento Sustentável do Semiárido brasileiro. O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina (PE).

Com o tema “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inovação“, a feira traz uma programação intensa e diversificada, que envolve mais de 70 oportunidades de capacitações entre minicursos, palestras, oficinas, seminários e dias de campo, tudo gratuito e aberto ao público.

Temas abordados

  • Sistemas de cultivo para o Semiárido
  • Tecnologias de captação de água e irrigação
  • Criação animal (galinha, caprinos e ovinos)
  • Modelos para a exploração sustentável da Caatinga
  • Manejo e conservação dos solos
  • Apresentação de novas cultivares

Nas unidades demonstrativas estarão expostos os materiais de campo da Embrapa e de parceiros, com destaque para as forrageiras, espécies de plantas que podem ser utilizadas para alimentação de rebanhos. Ainda no campo, os visitantes terão a oportunidade de conferir cultivos como o algodão, feijão, milho, gergelim, sisal, amendoim, sorgo, macaxeira, mamona, além de técnicas para armazenamento e gestão da água e modelos de integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF).

Para o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, este é um evento de grande importância, pois torna possível a milhares de pessoas o acesso as informações geradas pela Embrapa e instituições parceiras, contribuindo com o dinamismo, produtividade e sustentabilidade da atividade agropecuária na região.

“Temos espaços planejados para permitir o máximo de intercâmbio de conhecimentos, com estandes, auditórios e áreas de exposição que divulgam e dão visibilidade a produtos e serviços locais, ampliando as oportunidades de parcerias e de fortalecimento de mercados para o Semiárido”, explica o gestor.

A organização estima a participação de 15 mil pessoas no evento, entre agricultores, estudantes, empresários, pesquisadores, agentes de assistência técnica, extensão rural e demais interessados. Também são aguardadas mais de 100 caravanas provenientes de vários estados do Nordeste, e participação internacional com comitiva de produtores e representantes de instituições de países que compõem o corredor seco, entre eles: El Salvador, Honduras, Guatemala e México.

Economia Solidária e Sabores do Sertão

Além das capacitações e treinamentos, o complexo do Semiárido Show contará com a ‘Vila da Economia Solidária‘, local reservado aos empreendimentos de cooperativas e associações de agricultores familiares para expor seus produtos e serviços, além da Feira da Agrobiodiversidade, área de intercâmbio e comercialização de sementes crioulas.

Outro destaque será o ‘Espaço Sabores do Sertão’, que visa promover o uso de produtos regionais na gastronomia. Nas oficinas, serão apresentadas alternativas de uso culinário de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), com aproveitamento de espécies nativas da Caatinga, além da Manta Caprina e Ovina de Petrolina, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Leilão e exposição de animais

O público da feira também poderá conferir exposição e leilão de animais, com a disponibilização de lotes de caprinos, ovinos e bovinos. Entre eles, está o gado Sindi da Embrapa, aguardado com muita expectativa pelos criadores com o objetivo de refrescar o sangue dos rebanhos. Destes, serão leiloados 26 animais, sendo 10 machos e 16 fêmeas, com lances iniciais que variam de R$ 1.500 a R$ 2.600 por animal. Confira o edital completo aqui.

Informações e Programação

www.embrapa.br/semiarido-show

Apoiadores

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Ministério da Cidadania
Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
Instituto Federal (IF) Sertão-PE
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)
Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)
Banco do Brasil (BB)
Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) / Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Secretaria de Turismo e Lazer (Estado de Pernambuco)
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – Estado do Piauí
Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf)
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Governo do Estado da Bahia
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
Projeto Bahia Produtiva
Grupo Banco Mundial
Pró Semiárido
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) / Instituto Interamericano da Cooperação para a Agricultura (IICA) / Programa Semear Internacional
Bem Diverso/ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) / Global Environmenl Facility (GEF)
Prefeitura de Petrolina
Programa Água Doce
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)
Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo