Com o objetivo de realizar uma tutoria formativa com 16 projetos das mais diversas linguagens durante dois meses, o Instituto Cigano do Brasil (ICB) lança chamada pública que segue aberta até 10 de fevereiro voltada para projetos de comunidades tradicionais. As inscrições podem ser realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará.
Fortaleza – CE. Ao todo, o Projeto Territórios da Criação pretende realizar a tutoria de 16 projetos artísticos culturais, desenvolvidos por artistas e/ou grupos e coletivos que pertençam ou desenvolvam projetos no âmbito de comunidades tradicionais, selecionados por meio de uma chamada pública simplificada.
As vivências formativas serão realizadas por profissionais de amplos conhecimentos sobre as diversas fases da realização de uma proposta artística, considerando os saberes individuais de cada participante para a construção de novas formas de existência e fazeres artísticos e culturais.
A finalização do projeto se dará com o lançamento/publicação de até 16 produtos culturais que serão desenvolvidos durante o processo de incubadora artística, com proponentes advindos de Povos Indígenas, Integrantes de Circos de Lona, Quilombolas, Ciganos, Povos do Mar, Comunidade Tradicional de Matriz Africana, Povos de Terreiros, Comunidades Tradicionais de Extrativistas e/ou Ribeirinhos.
Por meio das articulações que podem ser mediadas pelas atividades do Territórios de Criação, o campo cultural das comunidades e povos tradicionais têm a possibilidade de passar por um alargamento de seus horizontes, dando potência e corpo ao setor cultural cearense por trocas e interconexões entre os integrantes dos projetos contemplados, tutores e produtores envolvidos na incubadora, ampliando ainda mais a diversidade cultural local e a fruição destas artes e culturas ancestrais.
O Projeto Territórios de Criação é uma realização do ICB, em parceria com Bruta Flor – Arte e Invenção, Casa das POC – Produções Criativas; Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará (FOCOPTRACE), Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e POC Criação, Produção e Comunicação, com apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), pelo Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc).
Serviço
O quê: Chamada pública do projeto Territórios de Criação
Quando: Inscrições até 10 de fevereiro
Onde: Mapa Cultural do Ceará
Redes sociais: @casadaspocfortal e @brtflor
Informações: territoriosdecriacao@gmail.com