As mudanças climáticas se agravam, trazem secas mais intensas e frequentes, aprofundando as crises hídricas. FOTO: Maristela Crispim

 

A disponibilidade de água para captação, produção, negócios e prosperidade social e econômica vem diminuindo no Planeta. Neste contexto, a Gestão de Recursos Hídricos merece destaque, até porque trata-se de uma área multifacetada

A escassez de água impede, por exemplo, que os agricultores, produzam matérias-primas demandadas pela indústria, do comércio ou exportação. Estes são impactos diretos, traduzidos em redução na produtividade agrícola.

Há muito mais a ser considerado, começando pelo atendimento às necessidades mais básicas do ser humano, como alimentação e higiene. Sem contar que águas contaminadas depauperam a saúde e limitam a produtividade em todos os campos da atividade econômica.

O crescimento populacional e o aumento das necessidades de água agravam as pressões sobre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, gerando conflitos incontornáveis. Além disso e muito mais, as mudanças climáticas se agravam, trazem secas mais intensas e frequentes, aprofundando as crises hídricas.

É muito difícil a governos, empresas ou comunidades encontrarem soluções isoladas. Nas parcerias com o terceiro setor, governos e sistemas comerciais e industriais, podem identificar e por em prática caminhos mais interessantes para o bem comum.

As alternativas mais viáveis começam nos indivíduos, nas unidades familiares, nas empresas e nas comunidades. Reduzir os desperdícios de água não é apenas uma medida econômica acertada, mas uma tomada de posição em defesa dos recursos naturais, limitados e esgotáveis.

Isso pressupõe que o sucesso na economia de água vai além dos limites das fábricas, porque não existe empresa sustentável sem comunidades saudáveis e bem-sucedidas. É por meio da promoção do uso eficiente da água, da melhoria da gestão o caminho do equilíbrio entre a procura e o abastecimento.

Com o objetivo de comprometer as lideranças públicas, empresariais e da sociedade civil na discussão de questões relativas ao relacionamento com o meio ambiente e implementação de ações baseadas nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Produção mais Limpa (P+L) que o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) convoca lideranças empresariais, gestores políticos, executivos de organizações públicas, privadas, da sociedade civil, cientistas, professores, educadores, técnicos, jornalistas, interessados nas questões ambientais, do desenvolvimento sustentável e econômico para o 14º Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental, nos dias 29 e 30 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

 

Programação

Dia 29 (quinta-feira)
TEMA CENTRAL – ÁGUA: CAPTAÇÃO, PRODUÇÃO, NEGÓCIOS E PROSPERIDADE
PLENÁRIO – AUDITÓRIO
14h30 Recepção – Eco Arte Cultura
15h Abertura
PAINEL 1
Tema: Dessalinização de Água do Mar e a Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza
Objetivo: Tecnologia de captação, armazenamento, tratamento, distribuição e mitigação dos impactos ambientais
Palestrante: Francisco José Coelho Teixeira – titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH)
Casos Exitosos e Projetos Inovadores
15h40 CASO 1
Tema: Abastecimento Difuso Individual e de Pequenas Comunidades
Objetivo: Carros-pipa, cisternas e sistema simplificados, conceitos e resultados
Apresentador: Helder dos Santos Cortez – Diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
16h20 Intervalo
16h40 – CASO 2
Tema: Uso Inteligente da Água
Objetivo: Estado da arte atual e visões de futuro para o uso racional da água com tecnologia de inovação atendendo os setores da indústria na transformação dos recursos naturais
Apresentador: Virginia Sodré
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)
17h20 – MESA REDONDA COM PALESTRANTE, APRESENTADORES DOS CASOS EXITOSOS 1 e 2 COM INTERVENÇÃO DA PLATEIA
Mediador: Silvio Carlos Ribeiro – Diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)

Dia 30 (sexta-feira)
TEMA CENTRAL – ÁGUA: CAPTAÇÃO, PRODUÇÃO, NEGÓCIOS E PROSPERIDADE
PLENÁRIO – AUDITÓRIO
14h30 Recepção – Eco Arte Cultura
15h – PAINEL 2
Tema: Água: Abastecimento Público, Perdas, Desperdícios e Uso Racional
Objetivo: Demonstrar métodos ecoeficientes de medições para utilização racional em seus múltiplos usos com controle e monitoramento
Palestrante: Técnico da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Casos Exitosos e Projetos Inovadores
15h40 – CASO 3
Tema: Negócios da Água: A Contribuição das Águas Envasadas para o Consumo Humano
Objetivo: Retratar como o bem mais precioso para a vida, sua importância como negócio e a evolução tecnológica para o atendimento do consumo humano
Apresentador: Carlos Marcio Soares Rocha – Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
16h20 Intervalo
16h40 – CASO 4
Tema: Sarjetas Hidroambientais Urbanas
Objetivo: Captar água de chuva para recargas de aquíferos, reduzir inundações periódicas, aumento do fluxo subterrâneo e contenção do avanço da cunha salina.
Apresentador: Nizomar Falcão Bezerra – NIZZON Engenharia Ltda
17h20 MESA REDONDA COM PALESTRANTE, APRESENTADORES DOS CASOS EXITOSOS 3 e 4 COM INTERVENÇÃO DA PLATEIA
Mediador: Itabaraci Nazareno Cavalcante – professor titular de Hidrogeologia do Departamento de Geologia da UFC

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo