Por Yara Peres
Colaboradora

O encontro online, realizado a partir de Recife (foto), visa debater o papel das empresas na emissão de poluentes | Foto: Lu Rocha / Semas-PE

Recife – PE. Será realizado nesta quinta-feira (16) o Fórum Pernambucano de Mudanças do Clima. O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), por videoconferência, das 9h às 12h, é gratuito e contará com atividades e palestras do ambientalista e diretor-executivo do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis e da coordenadora de projetos e políticas públicas do Instituto Ethos, Flávia Resende.

O Fórum visa debater a importância do papel dos governos subnacionais em estabelecerem metas de mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o papel das empresas neste processo. Também serão apresentadas estratégias de construção dos planos setoriais do Estado e um novo decreto do Fórum que traz mudanças na composição do colegiado, ampliando a participação da sociedade civil de 20 para 34 representantes.

Instituições que atuam na área ambiental, como ONGs e universidades públicas e privadas, considerados agentes incentivadores de estudos e pesquisas na área, ganharam cadeiras no Fórum, a fim de facilitar a participação de entidades importantes no debate sobre as mudanças climáticas.

O ambientalista Alfredo Sirkis vai falar sobre o desenvolvimento de metas de mitigação nos governos locais. A proposta é mostrar que, por meio da mobilização de gestores e do empenho na aplicação de política públicas locais para redução de emissões, é possível encontrar ajuda internacional e fontes financiadoras de projetos.

A coordenadora do Instituto Ethos, Flávia Resende, participará do fórum com uma exposição do tema “O engajamento das empresas na pauta climática”, que destaca a importância do compromisso da iniciativa privada com a agenda climática.

Para José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o encontro é uma proposta de avanço na pauta climática do Estado. “Apesar do isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19, nós continuamos trabalhando na construção de novas iniciativas e políticas públicas para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa. Nossa meta é lançar novos produtos ainda neste ano, como os planos setoriais de mitigação”, revela.

Além dos integrantes do Fórum, que é composto por 15 secretarias e órgãos estaduais, a expectativa é reunir representantes da Assembléia Legislativa, líderes do setor produtivo, integrantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), universidades, ONGs, organizações sindicais, movimentos socais, ativistas e pessoas ligadas ao tema.

Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição online neste link.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo