Basta que o smartphone tenha uma câmera fotográfica e o usuário aponte para o código impresso nas placas que estão afixadas e distribuídas na UC | Foto: Diego David

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou, na última sexta-feira (24), na sede da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Sítio Curió versão do Ecomapps. “É mais uma Unidade de Conservação (UC) a implantar a inovação que une tecnologia e meio ambiente”, destacou o secretário Artur Bruno. O aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, pode ser baixado no App Store / Play Store, já é utilizado na Arie Águas Emendadas, em Tauá; e nos parques estaduais Sítio Fundão, no Crato, e Cocó, na Capital.

Segundo a gestora da Arie, Izaura Lila Ribeiro, o dispositivo de mapeamento ambiental, além de informar sobre fauna, flora e outros pontos de interesse, ainda traz curiosidades sobre a UC. Trata-se de uma ferramenta que armazena conteúdo por meio do QR Code (código de barras e pode ser lido pelo celular).

Basta açontar a câmera do smartphone para o código impresso nas placas que estão afixadas e distribuídas na UC. O lançamento do app fez parte da programação da Semana da Biodiversidade 2019, realizada de 19 à 26 de maio, pela Sema.

O Ecomapps é resultado de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Crato e conta com o apoio da Sema.

De acordo com o coordenador da iniciativa, professor João Alberto Abreu, o aplicativo nasceu para mapear o próprio campus do IFCE no Crato e “cresceu graças à parceria com a Secretaria do Meio Ambiente”. Ele destaca ainda a biodiversidade da UC: “É um resquício de Mata Atlântica, com rica diversidade biológica e várias espécies nativas”. Todo o processo de implantação demorou cerca de quatro meses. Foram identificadas 41 espécies em uma trilha de três quilômetros.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo