Petróleo que segue poluindo o litoral nordestino é tema da conversa ao vivo

O grupo de voluntários em pouco tempo se tornou referência no litoral baiano | Foto: Mateus Morbeck

Líliam Cunha
Colaboradora

Salvador – BA. Um ano após o surgimento das primeiras manchas de petróleo cru no litoral brasileiro, este que é considerado o maior desastre ambiental em extensão do País (o petróleo bruto atingiu mais de mil praias, de 11 estados – todo o litoral nordestino, Espírito Santo e Rio de Janeiro), segue sem culpados e o que é pior, a substância permanece no mar e, de acordo com as correntes e ventos, voltam a surgir nas praias, como aconteceu em junho deste ano nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

É para falar sobre esse assunto que a Agência Eco Nordeste receberá, nesta quarta-feira (2), às 16h, em mais uma edição de sua Conversa ao Vivo, o tecnólogo em saneamento ambiental, engenheiro civil e especialista em soluções ambientais, Arthur Sehbe, fundador do Guardiões do Litoral, grupo de voluntários formado na Bahia para atuar no monitoramento e retirada das pelotas de óleo que chegaram ao Estado.

Apresentada pela fundadora, CEO e editora geral da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim, a conversa ao vivo sobre o “Óleo que segue poluindo o litoral do Nordeste”, será transmita simultaneamente pelo Instagram da Agência Eco Nordeste (@agenciaeconordeste) e do Guardiões do Litoral (@guardioes_do_litoral).

Guardiões do Litoral

Surfista, tecnólogo em saneamento ambiental, engenheiro civil e especialista em soluções ambientais, Arthur Sehbe é o fundador do Guardiões do Litoral

Criado em outubro de 2019, poucas horas antes de o petróleo chegar às praias do litoral Norte baiano, pelo o surfista, engenheiro civil e tecnólogo em saneamento ambiental, Arthur Sehbe, o Guardiões do Litoral é um grupo de voluntários que se tornou referência no Estado devido à sua forte atuação no monitoramento e organização de mutirões de limpeza para retirada do óleo das praias de Salvador e do Litoral Norte, se expandindo por outros municípios litorâneos por onde os fragmentos foram passando.

A importância e urgência da ação fez com que, em poucas horas, o grupo, iniciado por meio de um convite aos amigos pelo Whatsapp, tivesse organizado 17 mutirões simultâneos para o dia seguinte, o que possibilitou o monitoramento desde a Praia de Diogo (Litoral Norte) até a Praia do Farol da Barra, em Salvador.

Eco Nordeste

A conversa com Arthur Sehbe será conduzida pela jornalista, fundadora, CEO e editora geral da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim. Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema)/UFC, atua como jornalista ambiental há mais de 28 anos.

Professora de Comunicação Ambiental na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), coordenou, em 2019, a primeira Virada Sustentável na cidade de Fortaleza, evento que realizou 194 ações de Cultura e Sustentabilidade, sob o eixo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 28 locais de Fortaleza.

Serviço

O quê: Conversa ai vivo “Óleo que segue poluindo o litoral do Nordeste”
Quando: 2 de setembro de 2020 – 16h
Onde: Instagram – @agenciaeconordeste / @guardioes_do_litoral

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: