Lupa feita de sucata auxilia atividades de Educação Ambiental em Fernando de Noronha

O instrumento de observação, confeccionado de cano de PVC e fundo de garrafa de vidro, foi pela primeira vez empregado nas Férias Ecológicas 2020, em janeiro

Fernando de Noronha – PE. Uma lupa feita de material reutilizado que permite a visualização do ambiente subaquático sem precisar mergulhar está sendo utilizada nas atividades de Educação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, no Arquipélago de  Fernando de Noronha.

O instrumento de observação, confeccionado de cano de PVC e fundo de garrafa de vidro, foi pela primeira vez empregado nas Férias Ecológicas 2020, em janeiro. Os monitores disponibilizaram oito lupas durante a atividade, que reuniu 95 participantes de três faixas etárias: 4 a 6, 7 a 9, 10 a 12 e 13 a 15 anos.

A ideia de incorporar a lupa às práticas de Educação Ambiental surgiu durante o planejamento das Férias Ecológicas 2020. “Nos inspiramos em atividades desenvolvidas pelo Projeto Trilha Subaquática, na Ilha Anchieta, em Ubatuba, chamadas de Aquário Natural”, diz a bióloga Carolina Silva, da equipe de Educação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador. E a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling, aprovou a ideia, pois já havia visto o uso da mesma em visita ao Projeto Coral Vivo, parceiro da Rede Biomar, e presenciou a empolgação das pessoas ao usarem.

O material usado na confecção das lupas – cano de PVC, fundo de garrafa de vidro e tecido – estava disponível na sede do Projeto Golfinho Rotador, na Vila do Boldró, em Fernando de Noronha. “Além disso, só precisamos de cola, acetona, barbante e isqueiro”, relata Carol.

A lupa mede 48 centímetros de comprimento e 8 centímetros de diâmetro. Com essas dimensões, estima-se que proporcione um aumento de duas a três vezes de um objeto distante de 20 a 30 centímetros do observador.

Carol Silva explica que a lupa é adequada pra crianças ou adultos com dificuldade de adaptação à máscara e snorkel. “Algumas pessoas têm fobia de colocar máscara ou alguma dificuldade para mergulhar”, lembra a educadora ambiental. “Além disso, o uso da lupa facilita a comunicação e troca de ideias no decorrer da atividade.”

Nas ações de Educação Ambiental, o uso da lupa tem facilitado a observação, estudo e identificação da biodiversidade. “Levamos para os estudantes um equipamento diferente dos que costumam ser utilizados na sala de aula”, afirma a bióloga. Outro benefício do uso da lupa é, além da acessibilidade para pessoas com fobia ou dificuldade de mergulhar, mostrar a importância da reutilização de materiais.

As atividades de Educação Ambiental, pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha, além de ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

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