Brigadistas do Ceará reforçam combate a incêndios florestais no Mato Grosso

Um grupo de 15 brigadistas do Prevfogo/Ibama percorreu mais de 3 mil quilômetros para integrar operação no município de Poconé, Mato Grosso | Foto: Prevfogo/Ibama-CE

Poconé – MT. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Estado do Ceará, enviou um grupo de 15 brigadistas para reforçar o combate aos incêndios florestais que atingem o bioma Pantanal. O pedido para o envio dos profissionais foi do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília.

Os brigadistas cearenses saíram, no último domingo (20), da sede da Brigada Federal do Prevfogo/Ibama,  no município de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, com destino ao município de Poconé, em Mato Grosso. Os profissionais chegaram ao solo mato-grossense na quinta-feira (24) e se uniram às equipes dos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal que se integraram em Porto Cercado, Poconé, na operação que combate os incêndios florestais na região pantaneira.

No total, foram percorridos pela brigada cearense, cerca de 3.200 Km. Equipamentos e ferramentas de combate como sopradores, bombas costais, motosserras, abafadores, viaturas e estrutura para acampamento estão entre os itens transportados para a operação.

“A nossa brigada têm muita experiência nos combates ampliados, todos os brigadistas participaram em 2019, por exemplo, de combates a incêndios florestais de grandes proporções nos estados do Maranhão e Tocantins. Agora, estamos somando às equipes que estão no Pantanal”, explica Kurtis Bastos, coordenador estadual do Prevfogo/Ibama no Ceará.

Segundo o monitoramento do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso é o Estado brasileiro com o maior número de focos de calor registrados de janeiro até o dia 24 de setembro, totalizando, nesse período, 37.613 focos de calor. O município de Poconé concentra o maior número de focos do Estado, com 4.146, o que corresponde a 11% do total de focos registrados via satélite para Mato Grosso, no ano de 2020.

Além de reforçar o combate no Pantanal, há, também, um grupo de mais 15 brigadistas do Ceará atuando em atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais em terras indígenas do Maranhão. Neste ano, a Brigada Federal do Prevfogo/Ibama, em Quixeramobim, já combateu incêndios florestais no bioma Caatinga, nos municípios cearenses de São Benedito, Santa Quitéria e Antonina do Norte, no Ceará.

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: