Websérie mostra expedição de influenciadoras digitais pelo Rio São Francisco

Serão cinco episódios no canal do Youtube do Plano Nordeste Potência, com registros da viagem pelo Velho Chico com as influenciadoras nordestinas Luiza Allan e Megh Melry

Foto de duas jovens sorridentes sentadas lado a lado abraçadas. A primeira de pele mais clara, cabelos lisos e escuros, usa óculos escuros, mini blusa azul turquesa com manga e short lilás. A segunda tem um tom de pele mais escuro, está com os cabelos escuros presos, usa uma mini blusa de alça azul acinzentado e short bege. Ao fundo, vegetação desfocada

Megh Melry e Luiza Allan mergulharam nas histórias e no próprio Rio São Francisco durante a Caravana Nordeste Potência, que foi toda documentada e estará em websérie no YouTube. O primeiro episódio já foi lançado | Foto: Alice Sales

A Caravana Nordeste Potência, que percorreu o Rio São Francisco da foz, em Piaçabuçu, em Alagoas, até a Barragem de Sobradinho, na Bahia, resultou numa websérie para o canal do YouTube do Plano Nordeste Potência. Serão cinco episódios com os registros da viagem das influenciadoras nordestinas do Instagram Luiza Allan (@naocomosoalface) e Megh Melry (@megh_melry) pelo Velho Chico. O primeiro capítulo já está no ar e mostra a importância do rio para a região.

A caravana percorreu três estados, de barco e de carro, para mostrar o potencial do rio para o Nordeste e levantar a pauta sobre a revitalização urgente da Bacia do São Francisco.

Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!

A websérie mostra a caravana sob a ótica das influenciadoras digitais, que se tornaram embaixadoras do Plano Nordeste Potência. Os episódios trazem histórias de pessoas que vivem e cuidam do Velho Chico. O roteiro é entrelaçado por depoimentos de pesquisadores, moradores e pelas vivências da dupla Luiza e Megh durante a jornada. Juntas, as influenciadoras somam mais de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais.

Ao longo de nove dias, a dupla percorreu territórios indígenas e conheceu projetos de energia renovável e desenvolvimento sustentável. A proposta foi abordar o assunto com os seguidores, amplificar o debate sobre crescimento verde na região Nordeste e estimular um modelo de energia renovável justo e inclusivo como pauta da discussão política.

De acordo com análise da Iniciativa MapBiomas, metade da superfície natural do rio sumiu em apenas 30 anos, e esse é apenas um dos desafios que precisam ser superados. Há séculos, o Velho Chico tem sido palco da exploração de suas águas para fins diversos. Hoje acumula oito hidrelétricas e um extenso passivo ambiental: há pelo menos 3,3 milhões de hectares a serem recuperados com vegetação nativa na bacia hidrográfica.

O Plano Nordeste Potência é uma iniciativa da sociedade brasileira para o desenvolvimento verde e inclusivo, com foco na revitalização do Rio São Francisco e na promoção de energias renováveis, com respeito às comunidades rurais e às populações tradicionais. Além da websérie, o projeto lançou neste mês o Palanque Virtual do Nordeste Potência, que reúne uma avaliação dos planos de governo apresentados pelos candidatos aos nove governos estaduais. Ele pode ser acessado em https://nordestepotencia.org.br/palanque-virtual.

Com a meta de gerar mais emprego, mais água e mais energia para o Brasil, o plano recomenda que os governos estaduais qualifiquem a mão de obra local para assumir os 2 milhões de postos de trabalho que devem ser gerados nos próximos anos na região, em função do crescimento das fontes de energia renovável, com destaque para solar e eólica.

A iniciativa resulta de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Confira o plano completo no site: https://nordestepotencia.org.br/

Primeiro episódio:

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: