Troca de recicláveis por bônus na conta de energia se consolida no Ceará

Somente em 2018, o programa Ecoenel reciclou mais de 4 mil toneladas de resíduos no Ceará

Dar destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e ainda ganhar desconto na conta de energia é realidade no Ceará desde janeiro de 2007. Somente em 2018, o Programa Ecoenel reciclou mais de 4 mil toneladas de resíduos no Estado, gerando bônus de mais de R$ 950 mil reais nas faturas de energia de 19.518 clientes. De janeiro a dezembro do ano passado, foram cadastradas mais 15.178 mil pessoas no programa, o que representa um aumento de 50% se comparado ao ano de 2017.

O Ecoenel inovou ao propor troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. O programa já possui, no Ceará, 481.834 clientes cadastrados, contabilizando quase 36 mil toneladas de resíduos reciclados e R$ 5.940.219,62 concedidos em descontos na conta de luz, com uma economia de energia na ordem de 150.304.254 kWh desde o seu início.

O Ecoenel foi eleito, em 2015, como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como Prática de Referência Ambiental.

Eficiência Compartilhada

Já o Programa Enel Compartilha Eficiência beneficiou 27.412 cearenses em 33 municípios no ano passado. Ao todo, o programa substituiu 4.550 geladeiras velhas por modelos mais novos e mais eficientes, 20.550 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos mais econômicos de LED e também realizou palestras sobre uso eficiente de energia elétrica.

Nos dez anos do programa, a Companhia já substituiu mais de 102 mil geladeiras e 391.607 lâmpadas, beneficiando um total de 254.784 pessoas no Ceará. Para participar do Programa, os moradores devem fazer o cadastro, sendo necessário atender a alguns requisitos básicos, como estar com a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa de Energia Residencial Monofásico Baixa Renda, Residencial Rural Monofásico ou Residencial Monofásico (consumo mínimo exigido) e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Ecoenel coloca em prática uma iniciativa capaz de colaborar com a preservação do meio ambiente. Um dos ODSs impulsionados é o de número 13, que consiste na promoção de ações relacionadas à mudança global do clima.

Já o programa Enel Compartilha Eficiência coloca em prática uma iniciativa que colabora com a melhoria da Eficiência Energética, impulsionando o ODS número 7, que consiste em assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: