Sempre é tempo de se reconectar com a natureza

 

Por Maristela Crispim
Editora

Escolhi essa singela imagem de uma estrela-do-mar que fotografei na semana passada como símbolo desta importante data. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano, um marco na história da defesa do equilíbrio ambiental do nosso planeta.

Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente para garantir o nosso próprio futuro.

Em 2019, a China sediará a conferência internacional do Dia Mundial do Ambiente com o principal objetivo de combate a poluição, em uma iniciativa promovida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

Estima-se que a população global tenha chegado a 7,6 bilhões em outubro de 2017 e continua crescendo, podendo chegar a 8,6 bilhões em 2030. Esse adensamento humano no Planeta tem várias implicações, como garantir água potável e alimentos para todas essas pessoas. Mas o grande desafio, até mesmo para garantir essas necessidades básicas, é fazer com que o ciclo de substâncias se mantenha equilibrado no Planeta.

A humanidade “evoluiu” tão rapidamente para um modo de vida não natural que por vezes esquece que depende dos serviços ecossistêmicos para existir, comer, vestir, se transportar, enfim, para tudo. Sem água, solo fértil e todos os insumos que a natureza provê, dia após dia, não há vida possível neste planeta.

Precisamos, mais do que nunca, nos reconectarmos ao mundo natural e mudarmos nossos hábitos; pensarmos como aquilo que consumimos foi produzido e como voltará ao ciclo natural; procurarmos reduzir o nosso impacto.

Se cada um promover essa revolução individual, teremos uma virada de chave coletiva por um mundo melhor para todos. Nunca é tarde para começar. Que tal hoje? Nas próximas compras? Na hora do descarte?

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: