Jovens Rurais da Borborema realizarão Marcha em Lagoa Seca no Dia da Consciência Negra

São esperados mais de mil jovens agricultores, superando a primeira edição da Marcha, realizada em 2016 no município de Remígio (PB), que teve este quantitativo de participantes | Foto: Áurea Olímpia

Lagoa Seca – PB. A Comissão de Jovens do Polo da Borborema realizará, no dia 20 de novembro, data em que se comemora a Consciência Negra, a II Marcha da Juventude Camponesa do Polo da Borborema, com o tema racismo e identidade racial. A concentração está marcada para as 8h em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca (PB), no Centro.

O objetivo da Marcha é dar visibilidade ao trabalho e a contribuição da juventude na construção da Agricultura Familiar Agroecológica da região e aprofundar com os jovens a reflexão sobre o tema das negritudes como enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa e afirmação da identidade racial, entre outros assuntos. Para tanto, já vem sendo realizada uma série de encontros com grupos de jovens municipais e regionais sobre a temática, em preparação ao evento.

“O racismo vem de muito tempo na nossa história, essa é uma realidade que atinge a toda a sociedade. No meio rural não é diferente. Estamos em um movimento que entende a Agroecologia como um modo de vida que valoriza e respeita a mãe terra, mas também as relações entre as pessoas, não é apenas deixar de usar veneno, mas é respeitar o ser humano, respeitar as diferenças e desconstruir a ideia de que existe uma raça superior à outra”, explica Márcia Araújo, do município de Lagoa Seca e da comissão organizadora da II Marcha.

Programação

A programação terá início às 8h, com a abertura oficial e acolhida às caravanas dos municípios de atuação do Polo da Borborema, uma rede de 13 sindicatos de trabalhadores rurais que atuam pelo fortalecimento da Agricultura Familiar Agroecológica na região em parceria com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.

Também estarão presentes uma representação do Grupo de Trabalho (GT) de Juventude da Articulação do Semiárido Paraibano e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). São esperados mais de mil jovens agricultores, superando a primeira edição da Marcha, realizada em 2016 no município de Remígio (PB), que teve este quantitativo de participantes.

No palco, após a recepção das caravanas, será encenada pelo Grupo de Teatro Amador do Polo, a peça “A vendedora de sonhos”, inspirada no vídeo do Coletivo ‘Coisa de Preto’, em seguida, jovens negros darão depoimentos sobre histórias vivenciadas envolvendo o racismo e a identidade racial.

Depois, a Marcha percorrerá as ruas principais da cidade, incluindo a BR-104, que corta o Município, e ficará interditada por alguns minutos em um dos dois sentidos. Um show da cantora paraibana Sandra Belê, vai encerrar a Marcha.

Feira de Produtos e Experiências de Jovens

No local da concentração e dispersão da Marcha estará montada uma feira com 12 barracas expondo e comercializando a produção de jovens agricultores feirantes da região, onde os visitantes poderão comprar uma diversidade de produtos da agricultura familiar in natura, alimentos beneficiados e artesanato.

A II Marcha da Juventude Camponesa do Polo da Borborema conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca (PB) e das agências de cooperação internacional Terre des Hommes, CCFD Terre Solidaire e Action Aid.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: