Experiência mostra que dá para aliar moda com sustentabilidade

Betty Prado expôs sua experiência com a Bemglô, e-commerce colaborativo aliado à produção de conteúdo, que reúne marcas pautadas na sustentabilidade e no consumo consciente | Foto: Eri Nunes/ Saulo Roberto

Por Alice Sales
Colaboradora

Fortaleza – CE. Moda sustentável e consumo consciente foram os conceitos que nortearam a palestra de Betty Prado, atriz, ex-modelo e empreendedora, durante o 12º  MaxiModa. O evento, que promove anualmente diálogos e troca de conhecimentos no âmbito da moda, foi realizado na última sexta-feira (9), em Fortaleza.

Na ocasião, Betty Prado expôs sua experiência com a Bemglô, e-commerce colaborativo aliado à produção de conteúdo, que reúne marcas pautadas na sustentabilidade e no consumo consciente, e que neste ano inaugurou loja física em São Paulo. “Queremos compartilhar ideias e práticas de bem-estar. Nossa intenção é levar as pessoas à reflexão sobre como fazer o diferencial para impactar positivamente o meio ambiente”, destaca.

Lançada há cinco anos, como fruto da parceria entre Betty Prado, Glória Pires e Orlando Morais, a plataforma abraça marcas e produtos brasileiros feitos artesanalmente, que se valem de técnicas ancestrais, insumos da natureza e que priorizam a reciclagem e reaproveitamento de materiais, além de produtos veganos. “Valorizamos o feito a mão e os produtos que contam histórias sobre como são produzidos, onde e por quem são feitos”, ressalta. A Rede Asta, negócio social de artesãs que transformam resíduos em presentes, é uma das parceiras dessa iniciativa.

Betty Prado conta que uma das principais estratégias foi criar ações de engajamento para que o público entendesse e abraçasse a ideia. Para ela é imprescindível educar e conscientizar o consumidor sobre o consumo consciente e preservação do meio ambiente, e assim ganhar pessoas comprometidas com a causa. “A sustentabilidade começa nas nossas relações com as pessoas.” comenta.

Situada na Avenida Oscar Freire, área nobre de São Paulo, a loja física da Bemglô não está ali por acaso. Prado revela que a intenção é impactar um público que não está acostumado a receber esse tipo de informação voltada para o consumo consciente e preservação da natureza.

“Todos os dias vou até a loja para observar a reação das pessoas. Se compram os produtos já é uma coisa muito boa, mas se entram na loja e não compram, também é bom porque de alguma forma aquela pessoa já sai mais feliz e compreendendo a nossa proposta de impactar positivamente o meio ambiente”.

Com uma média de 200 mil acessos por mês na plataforma virtual, a Bemglô baseia-se em um modelo de negócio transparente e comércio justo, cujo lucro representa 30% em cima do valor das vendas.

Durante a mesa-redonda no MaxiModa, Betty Padro, como figura que defende as causas ambientais do Brasil, se posicionou sobre o cenário político do País: “Todos somos responsáveis e sentiremos os impactos do momento sombrio em que se encontram as questões ambientais brasileiras”.

Rede Asta

A Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão, transformando artesãs em empreendedoras com o intuito de mudar o olhar das pessoas sobre os produtos que consomem. A venda do artesanato representa um ganho médio de mais de 24% na renda total das artesãs e artesãos e garante a aquisição de itens de primeira necessidade para a maioria das famílias, que em geral vivem sob restrição econômica. Os produtos confeccionados pelos artesãos da Rede Asta podem ser encontrados na loja Bemglô.

MaxiModa

Idealizado pela administradora de empresas e especialista em Propaganda e Marketing, Márcia Travessoni, o evento que é realizado anualmente, tem formato de palestra e mesa redonda, onde são abordados assuntos sobre moda, comunicação, varejo, comportamento, business e tendências.

O MaxiModa leva ao palco personalidades que são referências no Brasil e no mundo para enriquecer o encontro compartilhando cases e experiências de sucesso.

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