Um container para ajudar pequenos e médios agricultores a produzirem qualquer insumo em qualquer época do ano. Com este projeto, a startup Econtainer, de Fortaleza, está disputando a nova edição do Global Startup Weekend Sustainable Revolution, projeto que apoia iniciativas sociais de impacto. A Econtainer está disputando com mais 51 empresas em todo o mundo o apoio de uma aceleradora.
Além disso, a startup, formada por Filipe (Biotecnologia), Leonardo (Administração), João Marcus (Economia), Brenno (Inovação), Marina (Engenharia) e Sarah (Marketing) é única do Ceará e do Nordeste a concorrer a uma das 20 vagas para ter o projeto impulsionado.
Segundo Leonardo Gonçalves, cofundador da startup, os econtainers sustentáveis foram planejados para lidar com os efeitos sazonais do clima no sertão e auxiliar os pequenos produtores na plantação de frutas e hortaliças durante todo o ano.
O modelo contaria com sistemas de refrigeração e de aproveitamento de água para balancear as dificuldades impostas pelo clima árido do sertão cearense, por exemplo, no processo de produção do morango. Gonçalves garante, no entanto, que o projeto beneficiaria qualquer tipo de fruta ou verdura.
“O container é feito para o agricultor produzir o que quiser e quando quiser. O modelo conta com um sistema de refrigeração e aproveitamento de água para utilização em qualquer época do ano, ficando livre da sazonalidade. Dessa forma, pequenos agricultores que não possuem muita terra vão poder aumentar sua produtividade com essa nova tecnologia”, disse Filipe Bessa, cofundador da Econtainer.
Filipe também falou sobre a importância de representar o Ceará e o Nordeste no Global Startup Weekend Sustainable Revolution. “Representar Fortaleza está sendo uma experiência incrível. Estamos representando a capital do nosso Estado, mas também o Nordeste”.
Votação
A Econtainer está disputando uma votação aberta, até sábado (13), com as outras empresas selecionadas para a fase internacional do Global Startup Weekend Sustainable Revolution. Para votar basta encontrar a iniciativa cearense no site do projeto.
Confira o vídeo da Econtainer na competição global