Na obra-prima “Os Sertões“, Euclides da Cunha escreveu: “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”. Mas de onde vem essa fortaleza senão da fé inabalável de que dias melhores virão?
Hoje, 19 de março, é Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará e Santo de grande devoção em todo o sertão. Reza a lenda que, se chove nesta data, o “inverno” está garantido para os plantios.
Os padres e até mesmo os cientistas respeitam e valorizam essa fé. Há quem defenda que a ocorrência das chuvas pode estar ligada à proximidade do equinócio, entre os dias 20 e 21 de março.
A data representa a mudança de estação, no hemisfério sul, para o outono; e, no hemisfério norte, para a primavera. Com isso, a duração do dia é idêntica à da noite e os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz.
Independentemente disso, neste dia, ao padroeiro do Estado cearense, o sertanejo rende as suas últimas esperanças, com orações e várias manifestações de fé por toda a parte, com procissões, missas e louvores.
Chuvas de março
Até este dia 18 de março, choveu, no Ceará, o equivalente a -45.5% da média do mês, ou seja, 110.9 mm, quando o esperado para o mês inteiro são 203.4 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Até a véspera do Dia de São José, os municípios de Saboeiro (-93%) e Antonina do Norte (-91.3%), ambos no Sertão dos Inhamuns, foram os que registraram menos chuva neste março de 2019. Em contrapartida, Itaitinga, no Litoral de Fortaleza, foi o mais chuvoso disparado na frente (92.4%).
A previsão da Funceme para hoje é de Céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará neste dia 19, quando os olhos e as orações dos sertanejos estarão voltados aos céus.