Seleção pública irá atender sete mil pessoas das cinco regiões brasileiras; no Nordeste, serão nove projetos em seis estados | Foto: Maristela Crispim

 

Ao todo, 28 entidades sem fins lucrativos foram habilitadas pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa Ecoforte Redes, para investirem em projetos de Agroecologia nas cinco regiões do país. No Nordeste, entidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí foram habilitadas.

As contempladas foram escolhidas nas seleções públicas 2017/030 e 2017/031, que disponibilizam recursos no valor de R$ 25 milhões do Fundo Social e do Fundo Amazônia administrados pelo BNDES, que têm como o objetivo apoiar projetos territoriais de redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica voltados à intensificação das Práticas de Manejo Sustentável de Produtos da Sociobiodiversidade e de Sistemas Produtivos Orgânicos e de Base Agroecológica. Os projetos vão atender cerca de 7 mil pessoas diretamente.

No edital 2017/030, que é voltado para atender propostas novas de redes de Agroecologia ou à consolidação das atendidas pelo certame de 2014, foram habilitadas 21 entidades. Enquanto o regulamento 2017/031, uma chamada direta para melhoria de organizações de Agroecologia conveniadas pelo edital de 2014, vai atender sete entidades.

Programa Ecoforte

Criado em 2013, o Ecoforte possibilitou a integração das organizações participantes, com ampliação da participação de agricultores familiares no processo de Transição Agroecológica, inserção produtiva de jovens e mulheres, melhoria da capacidade de produção, articulação e realização de negócios solidários nas próprias redes.

Instituições contempladas no Nordeste
Alagoas

  • Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA)

Bahia

  • Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)
  • Movimento de Organização Comunitária Serviço de Assessoria a Organização Populares Rurais (Sasop)

Ceará

  • Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra)

Paraíba

  • Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA )

Pernambuco

  • Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
  • Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga)

Piauí

  • Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (Funpapi)

Clique aqui e conheça todas as selecionadas

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Banco do Brasil

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo