Povos indígenas do Estado do Ceará ganham calendário

Fortaleza – CE. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) elaborou, junto com o Movimento Indígena do Ceará (MI), um calendário com as datas importantes para os povos indígenas que compõem a cartografia do movimento no Ceará.

De acordo com a professora Anna Érika Lima, que coordenou a ação, a construção vem sendo realizada desde setembro de 2019 e tem o objetivo de divulgar e ampliar o debate sobre esses marcos históricos importantes para os povos que corroboraram com a construção desse material que proporcionará maior visibilidade e divulgação das festas e datas comemorativas dos povos indígenas.

“Nós formamos um grupo de trabalho que, durante meses, realizou pesquisas com várias lideranças tanto da juventude indígena, como troncos velhos e coordenadores do Movimento Indígena, à exemplo da Federação dos Povos Indígenas do Ceará (Fepoince), Comissão de Juventude Indígena no Ceará (Cojice), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação de Mulheres Indígenas do Ceará (Amice) e Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince), além de comunidades indígenas do Ceará e resultou nesse trabalho que nos deixa extremamente felizes ao concluí-lo, visto que ele foi feito por várias mãos e será de extrema relevância para o Movimento Indígena do Ceará”, comentou.

O Calendário dos Povos Indígenas do Ceará foi proposto e aprovado na Assembléia dos Povos Indígenas do Ceará, que ocorreu em Aquiraz, em novembro de 2019 e contou com a participação de 15 etnias, sendo 14 reconhecidas e uma em processo de reconhecimento.

Vale destacar que a equipe do Projeto é composta por representações do Movimento Indígena; estudantes do Curso de Artes Visuais (Victor Cavalcante e Miguel Nature); do Curso de Turismo (Carolinne Melo); o geógrafo Jair Santos (UFC); e pelo fotógrafo, Iago Soares.

O projeto, que teve o apoio e financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), será lançado oficialmente em fevereiro de 2020, no Memorial do IFCE, e os calendários impressos serão encaminhados para todas as escolas indígenas do Ceará e os para os campi do IFCE.

Além disso, o grupo está desenvolvendo um aplicativo com as datas comemorativas dos povos indígenas cearenses, sendo composto também pelas datas nacionais e internacionais, tendo com objetivo divulgar e visibilizar as datas e festas de todos os povos indígenas do Ceará e para a população.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: