A UFC tem dois pesquisadores em rankings relacionados a publicações sobre Vida na Água (ODS 14) | Foto: Lucas Meneses / Pexels

Fortaleza – CE. A Universidade Federal do Ceará (UFC) é destaque entre as instituições brasileiras com mais contribuições científicas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  segundo a Elsevier, uma das maiores editoras científicas internacionais. Das cinco listas referentes aos ODS divulgadas recentemente pela editora, em seu Instagram, a UFC aparece em três como uma das 15 instituições que mais contribuíram para a pesquisa na área.

Entre as postagens, merece destaque o ODS 14, em que a UFC aparece em nono lugar entre universidades com mais publicações relacionadas à temática “Vida na Água“. A lista foi elaborada com informações da ferramenta Scival, plataforma da própria Elsevier que analisa o desempenho de pesquisas. Para a classificação, contaram aspectos como número de documentos publicados no Brasil, quantidade de publicações com colaboração internacional e impacto ponderado de citações por campo de conhecimento.

No Top 3 de autores de artigos, aparece o nome de Vanda Claudino-Sales, professora associada aposentada do Departamento de Geografia da UFC, professora visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), articulista da Eco Nordeste; no Top 3 de livros está José Maria da Silva Monteiro Filho, professor associado do Departamento de Computação da UFC, onde leciona nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação.

Superação

Vanda Claudino-Sales, professora associada aposentada do Departamento de Geografia da UFC, professora visitante da UVA, articulista da Eco Nordeste

“Fiquei muito feliz e honrada. As dificuldades para se fazer ciência no Brasil, em especial no Nordeste, e particularmente para quem é mulher, são tão grandes que considero uma grande vitória pessoal e coletiva (coletiva porque não cheguei aqui sozinha) alcançar esse patamar. Vejo uma questão de ciência, regionalismo e gênero nesse ranking que muito me emocionou, pois fizeram ver que os anos de batalha na universidade não foram em vão”, afirma a professora Vanda.

Ela diz que é a primeira vez que vê essa divulgação. Acredita que o critério seja o número de citações de artigos publicados pela editora. “Tenho 18 artigos publicados na Elsevier. Hoje, tenho um índice com 1.335 citações, das quais cerca de 740 são dos artigos da editora. Embora o número de publicações na Elsevier não seja muito grande, o de citações é elevado, o que indica que foram artigos de grande impacto, o que explica o ranking”, acredita.

Considerando o tema ODS 14, a professora destaca que seus artigos são, sobretudo, sobre a zona costeira. “Trabalho a evolução da zona costeira, a problemática de uso e ocupação, a degradação ambiental. Todos esses temas são associados com a questão da água, no caso, a água do mar. O artigo que mais tenho citações (127) é sobre o impacto de tempestades nas dunas costeiras do Estado da Flórida, onde fiz meu pós-doutorado. Vem seguido de perto (125) de um sobre a evolução de dunas ao longo da história geológica recente na zona costeira do Ceará”, detalha.

Trabalho coletivo

José Maria da Silva Monteiro Filho, professor associado do Departamento de Computação da UFC, onde leciona nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação

O professor José Maria Monteiro, que atuou como chefe do Departamento de Computação entre 2012 e 2015, tem mais de 20 anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software e atuação principalmente em ciência de dados, big data, privacidade de dados, fairness e desinformação. É autor de mais de 40 artigos publicados em periódicos e conferências internacionais e nacionais. Fundador do canal multiplataforma AntenaDev, é também batuqueiro de maracatu.

“Eu fiquei bastante feliz por esse destaque. Porém, essa conquista é resultado de um trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Arida (Advanced Research In DAtabases), em especial os professores Angelo Brayner, Javam Machado, Vânia Vidal e João Paulo Madeiro, bem como de nossos estudantes de graduação, mestrado e doutorado”, afirma.

Ele ressalta ainda: “os membros do Grupo Arida têm trabalhado com uma dedicação exemplar e com extremo rigor científico. Neste contexto, os resultados em termos de quantidade e qualidade, tanto das publicações quanto dos produtos de software desenvolvidos, aparecem, mesmo em circunstâncias nas quais o financiamento das atividades de pesquisa é tão limitado. O Arida, a UFC e as universidades públicas brasileiras possuem um potencial enorme para gerar pesquisas de impacto global. Com suporte e financiamento adequados resultados como este irão se multiplicar”.

Vocação para a pesquisa

“Fazer-se presente nessa lista como instituição de destaque é, para a UFC, uma confirmação da vocação da Instituição para a pesquisa nessa relação que nós temos aqui com os oceanos e com os mares. Ao mesmo tempo, mostra a força vibrante da comunidade de pesquisa da Universidade que se encontra engajada em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou seja, uma pesquisa voltada para aplicações, para compreensão, para soluções de problemas e de condicionantes da humanidade que são a ordem do dia, manifesta-se o professor Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

E completa: “A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFC fica bastante orgulhosa, parabeniza os professores citados e os demais docentes, alunos e toda a comunidade universitária que atua em pesquisa de ODS. Eles estão engrandecendo a UFC e, principalmente, cumprindo a missão da Instituição, que é criar um conhecimento transformador da nossa realidade”.

Destaque para os ODS

A Elsevier, fundada em 1880, é uma empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico. É uma das seis empresas que domina a publicação científica no mundo inteiro. É a primeira vez que lista autores e instituições com maior número de publicações que se relacionam aos ODS. Segundo a editora, o objetivo é ampliar a  visibilidade da contribuição das universidades brasileiras aos ODS.

Além do ODS 14 (Vida na água), a Elsevier divulgou listas com contribuições científicas relacionadas aos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis). Dessas, a UFC aparece em 12º entre as 15 instituições com mais contribuições científicas ao ODS 7 e em 15º lugar com publicações relacionadas ao ODS 5.

Os 17 ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O ODS 14 é: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Com informações do UFC Notícias

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo