O mês de junho está acabando e, no Estado do Ceará, ainda se fala em Sustentabilidade. Isso pode sinalizar que bons ventos começam a alcançar os setores mais arredios a um modo de vida e negócios mais antenados com o equilíbrio do tripé ambiental, social e econômico do Desenvolvimento Sustentável.
A manhã desta terça-feira, no auditório do Beach Park – complexo turístico localizado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, que abriga um park aquático considerado o maior da América Latina – foi ocupado por pessoas, empresários, executivos, dirigentes de negócios que vêm voltando as suas ações para a Sustentabilidade.
Ticiana Rolim, da C. Rolim Engenharia, falou sobre uma empresa com alma, que monta praças públicas itinerantes nos terrenos em que vai erguer seus novos empreendimentos; realiza mutirões para garantir moradias dignas aos seus colaboradores; recorre à tecnologia para melhorar processos e o desempenho das edificações e termos de consumo de recursos naturais e produção e destinação de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; se comprometeu em plantar 40 mil árvores em quatro anos para comemorar seus 40 anos de existência.
Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, destacou, por sua vez, que a atividade recicla 36 milhões de metros cúbicos de água por ano, utiliza 95% de energia de fontes renováveis; estabeleceu parceria com a ONG Oito Vidas para adotar melhores práticas com os gatos da área; conta com a colaboração da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) para reduzir o impacto no processo de desova das tartarugas; conquistou a certificação de Gestão Ambiental (ISO 14000) e de Segurança Alimentar (ISO 22000); realizou mais de 50 ações de Educação Ambiental com limpeza de praia e no bairro.
Rodrigo Carvalho, diretor da Positive Brands, apresentou A Tal da Castanha, com destaque para os princípios de verdade, ética, autenticidade e vontade de tonar o mundo melhor da Amêndoas do Brasil, ao estimular um consumo mais consciente e saudável, com foco em alimentos sem aditivos, conservantes, aromas artificiais, na forma de leite vegetal, snacks, pastas e shakes proteicos. A empresa foi a primeira cearense e conquistar o Selo B, ao beneficiar e comunidade e o meio ambiente ao mesmo tempo.
Sérgio Maffioletti, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, ressaltou que os empreendimentos buscam ocupar áreas com potencial para evoluir e estabelece medidas de impacto positivo para as comunidades do entorno dos seus centros de compras com base no tripé da Sustentabilidade; formação e geração de empregos; e adoção de uma Arquitetura Bioclimática, incluindo pioneirismo na construção de centrais de resíduos aliadas em parceria com cooperativa de catadores.
Priscilla Veras, enxergou, na Muda Meu Mundo, uma startup de impacto, uma forma de romper o ciclo de exploração dos agricultores familiares, responsáveis por 70% dos alimentos consumidos no País, ao treinar, certificar e facilitar o escoamento de uma produção sustentável, num processo de Comércio Justo que começou em feiras e hoje ocupa a primeira prateleira do tipo, no Mercadinho São Luiz, onde o consumidor visualiza o percentual do agricultor, da empresa e do supermercado, garantindo, também, um preço final justo por um alimento saudável.
Haroldo Rodrigues Júnior, da in3citi, apresentou a Comunidade B no Ceará, parte de um movimento global que visa romper o modelo tradicional de se fazer negócios com o pressuposto de que, se não são sustentáveis, não vão gerar impactos na sociedade; sendo a Certificação B um compromisso de transformar vidas, fazendo a conexão direta entre a Sustentabilidade e a longevidade da atividade. São 125 milhões no mundo, sendo 153 no Brasil e apenas três no Ceará: a in3citi, A Tal da Castanha e a Selletiva.
Ana Lúcia Mota, da Cerbras, impactou os presentes com a sua simplicidade ao falar sobre como deu a volta por cima de todas as adversidades pelas quais o seu negócio passou e ainda fez questão de melhorar seus processos, não apenas para garantir a sustentabilidade econômica, mas para reduzir o impacto da sua produção sobre os recursos naturais. Seus caminhos não foram muito pensados ou lineares, mas a vontade de seguir em frente a impulsionar a levar seu objetivo adiante de forma inspiradora.
Alana Barros mostrou como a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora de capital nacional, tem lidado com disponibilidade, acesso e eficiência em relação à principal matéria-prima de uma produtora de bebidas, a água, um trabalho desenvolvido em quatro estados, com 15 ONGs e 40 mil beneficiados. Apresentou, ainda, um trabalho de capacitação, conectividade, empoderamento, inspiração e oportunidades de emprego que já impactou 68 mil jovens.
Inovação inspiradora
“Todo ano nós fazemos um evento sobre Sustentabilidade. Desta vez decidimos levantar uma discussão sobre o papel das empresas nessa busca diária por uma sociedade ambientalmente mais responsável. A ideia foi destacar as boas práticas em diversos setores para fortalecermos juntos o Desenvolvimento Sustentável no Ceará”, afirmou Murilo Pascoal.
O Encontro do Ceará Sustentável fez parte da Semana do Meio Ambiente do Beach Park, que conta com atividades até o dia 29 de junho, como o replantio de mudas nativas na área da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, em parceria com escolas do município de Aquiraz; uma ação de limpeza da praia envolvendo a comunidade da região; e um treinamento para o manejo da fauna marinha (tartarugas e mamíferos), a ser ministrada pelos profissionais da Aquasis e voltada para responsáveis dos condomínios e dos estabelecimentos comerciais da região do Porto das Dunas.