Artesanato das mulheres Tremembé da Barra do Mundaú busca valorização

As indígenas Tremembé da Barra do Mundaú produzem uma diversidade de materiais e tipologias artesanais | Fotos: Lauriane Tremembé / Mosaico: Flávia P. Gurgel

Itapipoca – CE. Estudante de Agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Lauriane Castro do Nascimento, que prefere ser conhecida como Lauriane Tremembé, em reafirmação à cultura do seu povo, começa a liderar, agora na pandemia de Covid-19, uma campanha pela valorização do artesanato produzido pelas mulheres Tremembé da Barra do Mundaú, município de Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará.

Lauriane reconhece que, na aldeia, o acesso à internet e às redes sociais é difícil, um dos desafios a ser transposto. Mas está determinada. A princípio, as peças estão expostas em seu próprio perfil no Instagram (@lauriane_tremembe) e no perfil da comunidade (@tremembe_da_barra_). Mas a ideia é criar um perfil específico para a divulgação do trabalho que todas as mulheres na aldeia aprendem ainda crianças para ajudar a manter a família.

“Desde criança a gente aprende a confeccionar nossas vestimentas, brincos com penas, colares com sementes, pulseiras, cocares, renda de bilros. As mulheres aprendem a fazer a renda muito cedo para manter a família. Mas o nosso trabalho é muito pouco valorizado. É comprado muito barato”, lamenta.

Lauriane destaca que há uma diversidade grande de produtos e materiais: “A gente também usa materiais como cipó, na confecção de cestos, bolsas. A maior parte é comercializada aqui mesmo, para pessoas daqui e uns poucos visitantes, parceiros. A gente ainda não conseguiu levar a nossa arte para outros locais. Estamos tentando construir isso, criando perfil nas redes sociais para divulgar o nosso artesanato”.

A jovem indígena conta que, neste momento, o contato é importante, até para quem estiver disposto a ajudar: “muita gente vive do artesanato e agora na pandemia está só guardando porque não consegue comercializar. Não tinha como ficar parada”.

Contatos

Instagram
@lauriane_tremembe
@tremembe_da_barra_
Whatsapp
Lauriane Tremembé: (88) 9 9688-9689

Newsletter

Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: