Jati – CE. O titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, vistoriou, nesse sábado (22), os trabalhos de recuperação na Barragem Jati, no Ceará, onde o rompimento de uma tubulação levou autoridades federais a evacuarem cerca de 2 mil pessoas residentes num raio de 2 Km do reservatório, que é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também se dirigiu ao local nesse sábado para acompanhar os trabalhos.
Após percorrer trechos do empreendimento e participar de reuniões técnicas com as equipes em campo, o ministro afirmou que não houve danos estruturais à barragem e reforçou o compromisso do Governo Federal para restabelecer o funcionamento da estrutura e a situação de normalidade para as famílias na região.
“A evacuação foi feita de forma preventiva, para garantir a preservação de todas as vidas. Estamos monitorando tudo desde os primeiros relatos da ocorrência e não mediremos esforços para solucionar a situação o mais rapidamente possível. É importante destacar que o trabalho emergencial de contenção já foi iniciado e que não houve danos estruturais à barragem”, destacou.
O vazamento foi registrado na tarde de sexta-feira (21), após o rompimento de uma tubulação que permite a passagem das águas no Reservatório Jati para o trecho do Eixo Norte em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. A análise feita por técnicos e engenheiros do MDR e das empresas envolvidas nas obras constatou que não houve danos à infraestrutura principal e que o reparo emergencial será efetuado em até 72h. O trabalho de limpeza e recomposição de aterros foi iniciado às 9h desse sábado (22).
Ainda na noite de sexta-feira, o MDR decidiu preventivamente pela evacuação dos moradores, medida que segue o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura. As famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos em áreas seguras.
Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), liderada pelo secretário coronel Alexandre Lucas, foi designada ao local pelo ministro Rogério Marinho e permanecerá na região para auxiliar os trabalhos. Além disso, o MDR publicará uma Portaria com o reconhecimento sumário do estado de calamidade pública em Jati. Dessa maneira, será possibilitado o repasse de recursos federais para o Município.
“Nos próximos dias, teremos a Portaria publicada para que recursos da União possam ser usados no atendimento às famílias que foram removidas, como no pagamento de estadias em pousadas e hotéis, aquisição de colchões e cestas básicas, por exemplo”, reforçou Marinho.
Continuidade dos testes
Em razão da ocorrência na Barragem Jati, as comportas do Eixo Norte do Pisf foram fechadas e as estações de bombeamento foram desligadas. Os serviços poderão ser retomados assim que os reparos na infraestrutura sejam concluídos.
Ainda assim, a capacidade atual do Reservatório Jati permite que sejam mantidos os testes no Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que leva as águas do “Velho Chico” para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Esta etapa foi iniciada na última quinta-feira (20), pelo próprio ministro. A obra onde ocorreu o vazamento faz parte do Eixo Norte do Pisf, inaugurado no dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará após 12 anos de obras
Cinturão das Águas do Ceará
Desde a chegada das águas do ‘Velho Chico’ ao Ceará, em junho deste ano, o Reservatório Jati atingiu nesta semana 27,3 milhões de metros cúbicos (m³), o que representa 98,5 % de sua capacidade. Após o período de teste, a água será transportada pelo CAC por 53 Km, correrá nos leitos dos Rios Salgado e Jaguaribe até chegar ao Reservatório Castanhão, que vem garantindo o abastecimento da RMF, com aproximadamente 4,5 milhões de habitantes. Este processo terá uma duração de aproximadamente dois meses.
O MDR investiu, desde o ano passado, mais de R$ 170 milhões no CAC, dos quais R$ 63,3 milhões foram pagos neste ano. Executado pelo governo estadual com recursos da União, o empreendimento está com 64,61% de avanço físico.
Etapas do CAC
- Lote 1 – Captação na Barragem Jati, passando pelos municípios de Jati, Porteiras e Brejo Santo
- Lote 2 – Do município de Brejo Santo, passando por Abaiara e Missão Velha e Barbalha
- Lote 3 – Do município de Barbalha ao Crato
- Lote 4 – Do município do Crato a Nova Olinda
- Lote 5 – É constituído por túneis e por canais, que estão segmentados nos demais lotes
Eixo Norte
A Pasta seguirá, também, com o processo de enchimento de todo o Eixo Norte para garantir disponibilidade hídrica aos portais que atenderão a Paraíba e o Rio Grande do Norte. O trecho subsequente à Barragem Jati conta com 119 Km de extensão, compostos por canais, três aquedutos, nove barragens e 19 Km de túneis.
A água do Eixo Norte do Pisf que chegará ao território potiguar sai de Cabrobó (PE), segue para o Reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), e dali para o leito do Rio Piranhas-Açu, que faz o transporte natural até o Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no Rio Grande do Norte. Também pelo Rio Piranhas-Açu, a Barragem Oiticica, que está em execução, receberá a água e beneficiará 350 mil pessoas nas regiões do Seridó, Vale do Açu e Central do Estado.
O Eixo Norte, com 260 Km de extensão, está com 97,53% de execução física. A etapa conta com 15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis e 155 Km de canais concretados. Três estações de bombeamento elevam as águas do projeto em 188 metros de altura. A expectativa é que mais de 6,5 milhões de pessoas sejam atendidas em 220 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Newsletter
Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.