O Instituto Brasil África (Ibraf) realiza, no fim deste mês, o seminário “Energias Renováveis no Brasil e na África: Os Motores Sustentáveis do Desenvolvimento Economico”.

O evento terá espaço para o compartilhamento de ideias e projetos, com a possibilidade de apresentar soluções, destacar informações baseadas em dados científicos, fomentar investimentos inteligentes e políticas inclusivas urgentes no setor energético | Foto: Maristela Crispim

Em todo o Planeta cresce a necessidade da responsabilidade socioambiental de governos, empresas e indivíduos. A partir dos pilares da Sustentabilidade, ambiental, econômica e social, o seminário “Energias Renováveis no Brasil e na África: Os Motores Sustentáveis do Desenvolvimento Econômico” pretende trazer discussões a respeito do desenvolvimento econômico sustentável, principais tendências no setor de energia e alterações climáticas.

As restrições para impedir a proliferação da Covid-19 promoveram uma mudança na emissão de gases geradores de efeito estufa, mas esse quadro não durou o tempo necessário para ter mudanças significativas (e necessárias) no Planeta. Acredita-se que a desaceleração do potencial de muitas indústrias fará com que a produção aumente sua escala para compensar os meses parados. E com isso, o equilíbrio ambiental permanece sob ameaça.

O seminário, promovido pelo Ibraf, deve mostrar como alguns setores econômicos estão respondendo às mudanças impostas pelo novo coronavírus no Brasil e no continente africano. O evento terá espaço para o compartilhamento de ideias e projetos, com a possibilidade de apresentar soluções, destacar informações baseadas em dados científicos, fomentar investimentos inteligentes e políticas inclusivas urgentes no setor energético.

“Será um espaço único para o compartilhamento de projetos e planejamentos. As mudanças climáticas e as energias renováveis são, hoje, uma das principais pautas globais e é preciso que sejam discutidas com seriedade. Além disso, será uma grande oportunidade para fortalecer os mecanismos de Cooperação Sul-Sul e aproximar os dois lados do Atlântico Sul”, professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil África.

O Ibraf será responsável por trazer nomes de peso para o debate sobre ações e projetos da atualidade. O encontro vai ser dividido em três painéis:

  • Mudança Climática e Transição Energética: avanços e tecnologias para um mundo livre de carbono
  • Infraestrutura, Finanças e Energia Renovável: promovendo PPPs para a prosperidade compartilhada
  • Energia Renovável para todos: acessibilidade, preço justo e desenvolvimento social

O Instituto conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido); do Programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad) da União Africana; e do Grupo BrazAfric.

Agendado para 30 de março de 2021, o evento será 100% on-line, com tradução simultânea em Inglês e Português. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando no hotsite do seminário.

Painelistas

João Bosco Monte – Presidente do Ibraf
Alessandro Amadio – Chefe de Missão da Unido no Brasil e na Venezuela
Cícero Bley Junior – Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo – CCBralux Paraná
Joseph Nganga – Diretor Executivo do Smart Power Africa na Rockefeller Foundation
Omar Ben Yedder – Diretor-Administrativo da IC Publications
Antonio H. Pinheiro Silveira – Vice-presidente Corporativo de Infraestrutura da CAF
Quentin Sauzay – Diretor no SouthBridge Group
Patrick Dlamini – CEO e Diretor Executivo do Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA)
Rentia Von Tander – Head de Energia, Cobertura de Clientes e Corporate e Investment Banking no Standard Bank

Serviço

O quê: Seminário Energias Renováveis no Brasil e na África: Os Motores Sustentáveis do Desenvolvimento Econômico
Quando: 30 de março de 2021 – 8h30
Onde: 100% on-line
Inscrições: https://ibraf.org/pt/projetos/seminario-energias-renovaveis/

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo