Até 24 de maio, interessados em concorrer a uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PROGBio), da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), poderão se inscrever no processo de seleção para o doutorado, com ingresso no segundo semestre de 2019.
São oferecidas 121 vagas. As áreas de concentração do programa são:
- Biotecnologia em Agropecuária
- Biotecnologia em Saúde
- Biotecnologia em Recursos Naturais
- Biotecnologia Industrial
A seleção consiste na avaliação do currículo do candidato e do projeto de pesquisa, ambos com caráter eliminatório e classificatório.
Histórico da Renorbio
Em 2004 foi criada a Renorbio, por meio da Portaria Nº 598, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Biotecnologia no Nordeste pelo lançamento de editais específicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para essa rede.
A consolidação da integração de pesquisadores com vocação para área Biotecnológica na região se deu em 2006, com a criação do doutorado em Biotecnologia, também denominado Renorbio, realizado em rede, com nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do qual hoje participam 36 instituições (universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa) dos diferentes estados do Nordeste, sendo que dez atuam como pontos focais.
As inscrições devem ser feitas no site da Renorbio.