O objetivo é testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas para dar suporte à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada no Semiárido brasileiro | Foto: Maristela Crispim

Por Rodeildo Clemente
Do Insa

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações instituiu o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho

 

Foi publicada no dia 8 de março de 2019, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Portaria de Nº 888/2019, que institui o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Testes e Análise de Desempenho.

O MCTIC elegeu como umas das prioridades para o Semiárido brasileiro o acesso à água potável por meio da tecnologia de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas. A ideia é reunir nos próximos meses, em um único banco de dados, as inúmeras informações existentes sobre as tecnologias e métodos de dessalinização.

Fabricantes e importadores podem inscrever as unidades de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas desde o dia 8 de março. Os contatos podem ser realizados por meio do e-mail dessalinizacao@mctic.gov.br e telefones (83) 3315-6440, no horário de atendimento de 9h às 12h.

Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização

Um dos desafios da ciência, tecnologia e inovação é apoiar o desenvolvimento e uso eficiente da dessalinização de águas salobras e salinas. A implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) decorrente da determinação do MCTIC, em atendimento à Agenda dos 100 Primeiros Dias do Governo Federal, procedente da Presidência da República.

O CTTD apoiará na dimensão tecnológica o Programa Água Doce e outras diretrizes de processos relacionados com o universo do acesso à água no Semiárido do Brasil, permitindo expandir o acesso à água potável dessalinizada para as populações rurais difusas do Semiárido Brasileiro.

O programa está sediado no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), e tem por objetivo testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas, com intuito de prestar suporte na dimensão tecnológica, com ações e processos correlacionados à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada com foco no Semiárido brasileiro.

O CTTD utiliza as infraestruturas laboratoriais do Insa e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).

“A implantação do CTTD é um desafio para o Insa, e nós, enquanto Instituição de Pesquisa do MCTIC, nos sentimos profundamente honrados em participar de uma das principais ações dos primeiros 100 dias do Governo. A gente avalia que a dessalinização de água no Semiárido vem como uma forma de contribuir com a segurança hídrica da região e, em especial, das populações rurais difusas sem acesso a água potável. A dessalinização de água mudará para melhor a vida dessas pessoas”, afirmou o diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros.

Leia mais:
Portaria Nº 888

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo