A programação de Fortaleza tem inspiração no apreço que Rachel de Queiroz tinha pela natureza. Apesar de viver no Rio de Janeiro, ela passava uma temporada todo ano na sua fazenda “Não me deixes”, em Quixadá | Foto: Maristela Crispim

A Festa Anual das Árvores 2019, em Fortaleza, será realizada de 22 a 30 de março, com o tema “Nosso Parque Rachel de Queiroz“. A abertura oficial será às 9h, na sede da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O evento, coordenado pela Seuma, conta com diversas atividades, como plantios e distribuição de mudas nativas e frutíferas, ações de Educação Ambiental, oficinas e palestras. A ideia é chamar atenção para a importância da sustentabilidade, da preservação do verde e do cuidado com a Cidade.

Neste primeiro dia, será realizado o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (Forclima), quando será apresentado o 3º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). Fortaleza é a primeira capital do Brasil a elaborar tecnicamente o documento, por meio de servidores municipais capacitados pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) e Banco Mundial.

Ainda como parte da programação, na quinta-feira (28), será lançada a Consulta Pública Online, para revisão do Plano Municipal de Arborização de Fortaleza. O documento visa que a arborização da cidade seja realizada de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental.

Já na sexta-feira (29), a terceira edição do Fórum da Cidade de 2019 terá como foco a vida e a obra da escritora Rachel de Queiroz, com palestra do professor José Leite Oliveira Junior, do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O objetivo é sensibilizar os participantes sobre preservação patrimonial: histórico, cultural e ambiental. Ainda como forma de homenagear Rachel de Queiroz, haverá plantio, ao longo do Parque Rachel de Queiroz, durante toda a programação da Festa Anual das Árvores, de espécies estimadas pela escritora.

Hora do Planeta

O encerramento da festa será no sábado (30), às 18h, quando será realizado um lual, na orla do bairro Praia de Iracema. Esta atividade marca a participação de Fortaleza no movimento Hora do Planeta, organizado mundialmente pelo World Wide Fund for Nature (WWF)  , que convida a população a desligar as luzes das residências e comércios, além dos equipamentos públicos, por 60 minutos, das 20h30 às 21h30, como forma simbólica de alertar a sociedade sobre os impactos das Mudanças Climáticas.

“O Parque Rachel de Queiroz é de extrema importância para a cidade de Fortaleza. Além da Festa Anual das Árvores 2019 ser voltada para esta área verde, ele será brevemente beneficiado com obras de requalificação, através da implementação do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, da Prefeitura de Fortaleza. Após a intervenção, os 12 quilômetros de extensão contarão com ciclovia verde, equipamentos de esporte, urbanização e ações de conservação da fauna, flora e recursos hídricos”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.

Celebração em datas distintas por regiões

A Festa Anual das Árvores é comemorada em março no Nordeste e Norte, e não em setembro, como ocorre no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O principal motivo para essa distinção é que a melhor forma de comemorar a data é plantar árvores, que precisam de cuidados para vingarem, o principal deles a irrigação adequada.

No Norte e Nordeste, tão perto do Equador, as quatro estações não são tão definidas. Temos um período chuvoso, que no Ceará vai de fevereiro a maio, e um período de estiagem, que se estende pelo segundo semestre . O decreto federal que estabelece a data comemorativa no território nacional é o Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965.

Programação:

Sexta-feira (20)
Abertura da Festa das Árvores 2019
Lançamento do 3º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), durante o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (Forclima)
Local: Auditório da Seuma – Av. Dep. Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras
Horário: 9h

Terça-feira (26)
Plantios no Parque Rachel de Queiroz
Local: Polo de Lazer da Sargento Hermínio – Av. Sargento Hermínio Sampaio – São Gerardo
Horário: 9h

Quarta-feira (27)
VI Oficina Territorial do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEAFOR)
Local: Centro Cultural Belchior – Rua Pacajus, 123 – Praia de Iracema
Horário: 9h

Plantios e Distribuição de Mudas no Parque Rachel de Queiroz
Local: Bosque do Bem – Próximo à avenida Bezerra de Menezes – Bairro São Gerardo
Horário: 9h

Quinta-feira (28)
Plantios e Distribuição de Mudas no Parque Rachel de Queiroz
Local: Praça Jonas Gomes de Freitas Rua Braz de Francesco, S/N – São Gerardo
Horário: 9h

Sexta-feira (29)
Fórum da Cidade. Tema “Nosso Parque Rachel de Queiroz”
Palestra do professor José Leite Oliveira Jr. – Letras/UFC
Local: Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici – Auditório da Nutrição
Horário: 8h30

Sábado (30)
Lual e Hora do Planeta
Local: Praia do Lido-Praia de Iracema
Horário: 20h

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo