O espaço receberá mudas de espécies como Ipê, Oiticica, Angico, Cajá, Manga, Jambo e Sapoti – todas produzidas no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho

Fortaleza – CE. A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (UrbFor) realiza nesta quarta (4), o plantio de 120 árvores nativas e frutíferas na área do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Barra do Ceará, na Zona Oeste de Fortaleza. O plantio visa neutralizar a emissão de carbono da edição da ExpoRecicla, realizada nos 13, 14 e 15 de junho de 2019, no Centro de Eventos do Ceará.

A execução do plantio será gerenciada pela UrbFor e conta com participantes do evento, membros do Sindiverde, do Sesi e se estende a toda a sociedade civil interessada em participar da ação que, além da compensação de carbono, tem o intuito de conscientizar e mobilizar a população a contribuir com o aumento da cobertura vegetal da Cidade.

“O plantio de árvores é uma das principais formas de compensar a emissão de gases poluentes na natureza e apoiamos este tipo de ação, tanto por incentivar o aumento da cobertura verde da nossa Cidade, como por ser uma atitude responsável com o meio ambiente”, destaca Regis Tavares, superintendente da UrbFor.

A área de plantio sugerida pelos idealizadores do evento foi devidamente analisada pela equipe técnica da UrbFor e foi identificada como propícia à expansão da vegetação nativa. O espaço receberá mudas de espécies como Ipê, Oiticica, Angico, Cajá, Manga, Jambo e Sapoti – todas produzidas no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, já com bom enraizamento e desenvolvimento.

A ExpoRecicla, realizada nos 13, 14 e 15 de junho de 2019, no Centro de Eventos do Ceará, reuniu, entre os expositores, representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem | Foto:Eduardo Queiroz

10ª ExpoRecicla já foi lançada

O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) realiza, de 18 a 20 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, a ExpoRecicla – Desenvolvimento Sustentável. O Sistema Sebrae entra na Feira, neste 2020, com o Centro Sebrae de Sustentabilidade, direto de Mato Grosso. O objetivo é mostrar as oportunidades de negócios do setor de reciclagem e indústria, além de conscientizar a população e os grupos empresariais sobre Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável.

Já são 10 anos trazendo inovações e proporcionando excelente networking, por isso, esta será a mais completa edição do evento, que promete ser um divisor de águas para o setor, com apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (Apemeta). A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas visitem a Exporecicla, cujo ingresso será um quilo de alimento.

Devem participar representantes de indústrias fornecedoras de máquinas e equipamentos para: coleta, seleção, triagem, beneficiamento e transformação de materiais recicláveis. Também membros de empresas que comercializam matéria-prima secundária para transformação em novos produtos.

Entre os expositores, estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem: plástico, ferro, eletroeletrônico, madeira, gesso, pneu, borracha, isopor, resíduos da construção civil, água, energias renováveis, óleo e tecidos, dentre outros, focando nas efetivas demandas e busca de soluções para os empresários do ramo.

A programação contará, ainda, com seminários e palestras voltados para as diversas áreas da sustentabilidade, espaço kids para oficinas de Educação Ambiental, além de espaço gastronômico, atrações artísticas e premiações como o concurso de startup sustentável. Como o evento é sustentável, até poluição sonora será evitada, com palestras no formato silenciosas, utilizando o sistema Silent Brasil.

Para Marcos Albuquerque, diretor do Sindiverde, a feira é mais uma ferramenta de ações e informações para a melhor utilização dos recursos. “Nós visamos a um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”, afirma.

Sindiverde

Criado em 1998, é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e conta hoje com 76 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro.

Serviço

O que: Exporecicla 2020
Quando: 18 a 20 de junho – 14h às 21h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Pré-inscrições: exporecicla.com.br
Entrada: 1kg de alimento
Informações: (85) 3421-5400/ 9 8884-5670 (Sindiverde) / 3265-4864 (Inpulso Eventos)

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo