Vista panorâmica de um grande rio com uma pequena cidade histórica à sua margem direita
Rio São Francisco, na cidade de Piranhas (AL), um dos lugares por onde a Caravana Nordeste Potência passou | Foto: Alice Sales

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023 irá reconhecer o mérito de 18 trabalhos jornalísticos profissionais e um trabalho universitário em cerimônia a ser realizada na próxima quinta-feira (27), na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE). O anúncio dos vencedores será feito durante as atividades do 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

A Eco Nordeste é uma das 18 finalistas com a série de reportagens Caravana Nordeste Potência, resultado da cobertura de expedição que percorreu 2.830 quilômetros, entre 29 de agosto e 9 de setembro de 2022, por diversos municípios de Alagoas, Bahia e Pernambuco, ouviu populações tradicionais, pesquisadores e outros atores que ajudam a compreender o processo de construção do que hoje é a Bacia do Baixo e Submédio São Francisco e como a região pode se desenvolver de forma menos impactante, ao considerar seus potenciais e tudo que foi feito até aqui, um alerta para os candidatos aos governos da região e de todo o País.

O objetivo foi contribuir para a divulgação do Plano Nordeste Potência, que preconiza o desenvolvimento verde, com a recuperação do passivo socioambiental e a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva na Bacia do Baixo São Francisco e no restante do Nordeste, resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Confira as reportagens da Série Caravana Nordeste Potência

A ocupação da Bacia do Velho Chico sob novos olhares

Povos ancestrais do Velho Chico ensinam a viver e produzir em harmonia com a natureza

Organizações buscam desenvolver área do Rio São Francisco com conservação e inclusão

Iniciativas ampliam comercialização de alimentos agroecológicos no São Francisco

Vocação natural, a produção de energia precisa ser reinventada no Velho Chico

Ensinos contextualizados visam novas oportunidades de empregos no São Francisco

“Já nos sentimos premiadas com o convite, pelo Instituto ClimaInfo, para acompanhar e cobrir a Caravana Nordeste Potência, uma maravilhosa oportunidade de enxergar a mostrar uma parte da Bacia do Velho Chico sob a perspectiva de como atores regionais podem contribuir para o Desenvolvimento Sustentável regional. A notícia da final do Prêmio BNB vem confirmar que o nosso investimento no Jornalismo de Soluções é um caminho sem volta e que pode contribuir anda muito mais para o desenvolvimento regional sob a perspectiva da sustentabilidade”, afirma a editora-chefe da Agência de Conteúdo Eco Nordeste e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste, Maristela Crispim, também responsável pelos textos da reportagem, que teve a cobertura fotográfica da repórter Alice Sales e artes da designer Flávia P Gurgel.

Fotografia e finalistas

Na última quarta-feira, 12 de julho, em eleição envolvendo júri técnico e voto on-line pelo público, foi anunciado o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia. Foi ganhador o trabalho intitulado “Ceará ocupa a terceira maior geração de energia renovável do Nordeste”, de autoria do fotógrafo Francisco Sampaio Fontenele, veiculado pelo jornal O Povo, de Fortaleza (CE), em 25 de fevereiro deste ano.

Conheça a lista de finalistas que disputam as demais premiações, entre as quais o Grande Prêmio Nacional, os demais prêmios nacionais por mídia (texto, áudio, audiovisual, projeto multimídia), onze prêmios estaduais referentes à área de atuação do Banco do Nordeste, um prêmio extrarregional e um prêmio universitário:

  • A ascensão do mel: como o Piauí se tornou o maior exportador nacional do produto. Piauí Negócios. Teresina (PI). Autores: Robert Pedrosa e Nícolas Barbosa.      
  • A Chapada Diamantina agora também produz vinhos, e muito bons. UOL. São Paulo (SP). Autores: Tânia Nogueira, Eduardo Burckhardt.
  • A economia como caminho para a redução do desperdício. O Povo. Fortaleza (CE). Karyne Lane, Irna Cavalcante, Lucas Jansen, Fábio Lima.
  • Caravana Nordeste Potência. Eco Nordeste. Fortaleza (CE). Autora: Maristela Machado Crispim.
  • Com desafios na área ambiental e mão de obra, agronegócio vira ferramenta para o desenvolvimento do MA. G1 Maranhão. São Luís (MA). Rafael Cardoso Souza.
  • Especial Cariri Pré-Histórico. O Povo. Fortaleza (CE). Autores: Catalina Leite, Fátima Sudário, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Isac Bernardo, Catalina Leite, Aurélio Alves.
  • Farinhada sergipana: da agricultura subsistência ao ecoturismo. Rádio UFS. Aracaju (SE). Autores: Josafá Bonifácio da Silva Neto, Juliana Correia Almeida, Alysson Lima Araújo.
  • Lavoura, pecuária e floresta: integração que dá certo. Revista Conexão Safra. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Fernanda Zandonadi.
  • Criatividade Desterritorializada. Revista Matéria Prima. Fortaleza (CE). Autores: Keyssianne Morais de Oliveira,  Victor Alexandre Dutra, Victória Davyla, Borges da Silva, Emily Menezes de Araújo, Maria Monike Lima de Oliveira, Natali Silva Brandão Araújo,  Isabela Queiroz, Santos Silva Rodrigues, Leonardo Costa da Silva.
  • Mineração na Chapada Diamantina ameaça alguns dos melhores cafés e cachaças do Brasil. Mongabay Brasil. Salvador (BA). Autor: Rafael Martins.
  • Montadora da Jeep: O salto na economia de Pernambuco. Movimento Econômico. Recife (PE). Autoras: Angela Fernanda Belfort, Patrícia Raposo.
  • Na Paraíba o agro não é Pop, não é Tech, mas é tudo… para muitos. Rádio Tabajara. João Pessoa (PB). Autores: Marcos Thomaz, Fernanda Gonçalves, Marcos Pak, João Lira.
  • O custo dos combustíveis para quem produz e a criatividade para garantir o transporte e a melhoria de vida no sertão. Estado de Minas. Montes Claros (MG). Autor: Luiz Ribeiro.
  • Pimenta rosa capixaba conquista o mundo e pode ganhar Indicação Geográfica. Anuário do Agronegócio Capixaba. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Fernanda Zandonadi.
  • Rota do Camarão. TCM Telecom. Mossoró (RN). Autores: Moisés Albuquerque, Tárcio Araújo, Thiago Roberto, Fernando Nícolas.
  • Série Energia Nossa – Segunda Temporada. TVs Cabo Branco e Paraíba. João Pessoa (PB). Autores: Laerte Cerqueira, Thiago Ferreira, Eisenhower Almeida, Othávio Farias.
  • Sol: A energia do Sertão. Gazeta de Alagoas. Maceió (AL). Autores: Hebert Borges, Regina Carvalho.
  • Vaqueiros do Sertão da Bahia – uma cultura que se mantém viva de geração em geração. TV Globo. São Paulo (SP). Autores: Bruna Marin, Douglas Campos, Anderson Oliveira, Maria Luiza Silveira, Leandro Cássio, Fabiola Marzabal.

Vale o destaque que, entre os finalistas, há duas iniciativas de jornalismo digital independentes que fazem parte da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Além da Eco Nordeste e a Piauí Negócios.

Edição 2023

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional é promovido desde 2003 e tem por objetivo potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade. Concorrem nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. A edição 2023 do Prêmio traz como foco para o Grande Prêmio Nacional o subtema “A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional”.

Sem Comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para o conteúdo