Mata de São João – BA. Com a temporada reprodutiva de baleias de 2020 já em pleno curso no litoral brasileiro, e frente à determinação, pelas autoridades de saúde, de protocolos e medidas para reduzir ao máximo o risco de contaminação pela Covid-19, o Projeto Baleia Jubarte decidiu seguir a orientação de reabertura gradual de atividades no litoral norte da Bahia e no sábado(8), reabriu o Espaço Baleia Jubarte Praia do Forte, inicialmente em horário reduzido, de quartas a domingos das 10h às 16h, adotando medidas precautórias e admitindo inicialmente 25 visitantes por vez na área de 3.500 m2.
Segundo o coordenador de Comunicação do Projeto e responsável pela gestão do Espaço Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, “as medidas que estamos adotando devem garantir a segurança tanto dos visitantes como de nossos colaboradores, que foram especialmente treinados para voltar a oferecer a experiência educativa da visita ao Espaço com todos os procedimentos cabíveis para proteger a saúde de todos”. Em 2019, mais de 20 mil pessoas visitaram o Espaço Baleia Jubarte na Praia do Forte.
Na quarta-feira passada (5) também foi reaberto o Espaço Baleia Jubarte Vitória, no Espírito Santo, contando com medidas de prevenção sanitária semelhantes.
Ainda segundo Marcovaldi, o Projeto Baleia Jubarte já está dialogando com os operadores de Turismo de Observação de Baleias, tanto na Bahia como no Espírito Santo, visando a retomada das atividades turísticas assim que possível e também dentro das mais responsáveis normas de saúde e segurança. A atividade gera emprego e renda em diversas comunidades e também colabora com a pesquisa e proteção das baleias, ao oferecer a oportunidade de embarque regular de pessoal do Projeto.
Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede Biomar juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de Educação Ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.
Mais informações
www.baleiajubarte.org.br
www.facebook.com/projetobaleiajubarte
www.instagram.com/projetobaleiajubarte
Newsletter
Se você ainda não está recebendo a nossa newsletter, inscreva-se na página principal do site para acompanhar resumos quinzenais e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
Que bom que aos poucos, respeitando a saúde de todos, recomeça este trabalho tão importante! Parabéns Enrico e a todos os seus colaboradores.