Por Alice Sales
Colaboradora
Fortaleza – CE. O ano de 2022 já se inicia celebrando o protagonismo feminino no cenário nordestino dos negócios. A HerMoney, empresa cearense e primeira plataforma brasileira focada em gestão financeira para micro e pequenas empresas fundadas por mulheres, é a mais nova startup e a única liderada por empreendedoras a vencer o prêmio na categoria ‘Startup Revelação‘ na mais importante premiação do segmento brasileiro de inovação: o Startup Awards 2k21.
A plataforma HerMoney, fundada em 2020 pela cearense especialista em planejamento estratégico e controladoria, Andrezza Rodrigues, é pioneira no Brasil em oferecer diversos serviços via celular com o objetivo de facilitar o protagonismo feminino nos negócios, inovando e descomplicando as finanças das empresas. A ideia é auxiliar empreendedoras com serviços como controle de fluxo de caixa e de orçamento, agendamento de contas a pagar e demonstração de resultados do exercício da empresa.
Está gostando deste conteúdo? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!
Para isso, basta que as empreendedoras interessadas enviem uma foto do extrato de receitas e despesas de seus negócios via WhatsApp. O sistema da HerMoney funciona com uma tecnologia capaz de ler imagens realizar extração dos dados, criando de forma automática o registro de cada movimentação financeira. Com isso, todos os relatórios e painéis são atualizados em tempo real. Deste modo, as clientes podem acompanhar o desempenho de suas empresas de maneira mais clara e simples de entender.
Além disso, o sistema visualiza a capacidade produtiva do negócio para a tomada de decisões com mais segurança. Com uma tecnologia baseada em inteligência de dados, o software desenvolvido pela HerMoney analisa as informações recebidas e envia, por WhatsApp, dicas para que as empreendedoras alcancem suas metas financeiras.
“Para mim, além da HerMoney ser um produto, uma empresa extremamente inovadora é o único sistema de gestão financeira para micro negócios, e, principalmente, para o nicho de empreendedoras. É muito representativo ter ganhado esse prêmio sendo uma empresa de mulheres nordestinas dessa maturidade. A HerMoney é a startup mais nova a ganhar esse prêmio e única nordestina liderada por mulheres que já ganhou essa premiação”, comemora Andrezza Rodrigues, fundadora da empresa premiada.
A empreendedora considera ainda a importância de uma empresa nordestina estar à frente de uma premiação tão importante para o universo da inovação. “O Startup Awards é o Oscar do ecossistema de startups e inovação da América Latina. Isso coloca em destaque a região, o Nordeste. É muito significativo para nós. Óbvio, tem o reconhecimento do mercado, porém o reconhecimento do trabalho de uma empresa inovadora e liderada por mulheres abre portas para toda a região e para as pessoas que são extremamente talentosas, mas que por muito tempo, por estarem fora do eixo Sudeste, ficaram de lado”.
Segundo a Andrezza Rodrigues, neste ano, a HerMoney aumentou sua base de clientes em 15 vezes e duplicou o tamanho do seu time. Além disso, a empresa gerenciou mais de 12 milhões de reais dentro da plataforma. “Mostramos que, apesar de ser um negócio muito novo, tem um grande potencial”.
Quanto ao protagonismo feminino nos negócios, ela destaca que a entrada da startup no mercado tem um significado maior do que simplesmente ser mais uma opção de sistema de gestão financeira para micro e pequenas empreendedoras. “A HerMoney representa mais independência para mulheres que lideram seus negócios, suas casas e suas vidas, se desdobrando todos os dias para fazer dar certo”, finaliza.