Chef cria receitas com insumos regionais pouco usados

O Serenata Café e Creperia terá como objetivo reforçar a missão da Tapera das Artes de ampliar oportunidades a crianças e jovens, por meio do desenvolvimento de atividades artísticas. O destaque fica por conta das receitas inusitadas da chef Nilza Mendonça, usando Macaúba, Coco Babão, Jambo, coração da Bananeira, entre outros produtos.

Aquiraz – CE. A Associação Tapera das Artes, instituição socioeducativa que oferta projetos pedagógicos para 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, inaugurou, neste sábado (12), às 17h, um novo espaço para alunos e visitantes: o Serenata Café e Creperia. Trata-se do seu primeiro negócio social e funciona anexo ao Teatro Tapera das Artes, localizado em Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Todo o lucro com a venda de produtos do café será revertido para fins sociais da Instituição.

A inauguração do Serenata celebra os 35 anos de trabalho da Tapera das Artes. Segundo Ritelza Cabral, idealizadora e conselheira da instituição, a ideia é criar uma fonte de receita alternativa para ajudar nos custos dos projetos. “Temos parceiros que caminham conosco há um bom tempo e somos imensamente gratos a todos, mas, apesar da generosidade e fidelidade, ainda passamos por muitas dificuldades financeiras. Os projetos incentivados, que são nossa maior fonte de receita, muitas vezes têm o desembolso em descompasso com o plano de ações. É preciso criar uma fonte de receita alternativa complementar que possa cobrir essa diferença para não interferir na qualidade das ações”, ressaltou.

O Serenata Café e Creperia foi idealizado e começou a ser construído há três anos. Contou com múltiplos apoios; com patrocínios de empresas parceiras, que doaram desde o material de construção até o equipamento da cozinha. Contou também com recursos do prêmio Criança Esperança e com patrocínio da Brazil Foundation.

Para a rotina de produção e atendimento no Sereneta, a Associação optou por oferecer treinamento para as mães das crianças que participam dos projetos. “Formamos toda a mão de obra, priorizando pessoas simples da comunidade e assim possibilitando a melhoria da renda familiar de nossos alunos. Além disso também optamos por fornecimento de produtos orgânicos da horta comunitária do Caracará, zona rural de Aquiraz, como forma de contribuir com o desenvolvimento da economia local”, explicou Ritelza.

Sabores Perdidos

Um destaque do Serenata Café e Creperia é a linha de crepes chamada “Sabores Perdidos”. Ela foi inspirada na pesquisa da chef Nilza Mendonça, que utiliza frutos, folhas e flores encontrados no território cearense, espécies como Macaúba, Coco Babão, Jambo, flor de Bouganville e ervilhas de Flamboyan. Algas marinhas também fazem parte do cardápio exótico da linha de Crepes. Além desses, são utilizados Palmito do Mandacaru, Palma Forrageira, Jaca, Coração da Bananeira, entre outros ingredientes.

“Eu lamento não existir mais uma cozinha genuinamente cearense, na qual os sabores dos alimentos sejam percebidos sem artifícios. Na minha trajetória, percorri todo o Estado e, nessas andanças, procurava as pessoas mais velhas de cada lugar para conversar sobre o que comiam quando eram crianças. Ainda hoje continuo a olhar a mata e o chão e ver o que se pode levar para a mesa. Eu busco coisas do cotidiano, que podem passar despercebidas”, revela a chef.

“Nossa proposta é o despertar para sabores que estão perdidos na memória dos cearenses. Um sabor nos leva a muitos lugares, resgata emoções vividas, guardadas no tempo. Essa gostosa sensação tem nome e sobrenome: Serenata Café e Creperia. Lembrando que a Serenata também é um sabor perdido no tempo. Como o amor em prosas e verso, uma serenata de sonhos, utopias, ilusões”, afirmou Ritelza sobre o cardápio.

Outro importante detalhe é que não são servidas bebidas alcoólicas. A diretoria optou por uma linha de vitaminas e sucos detox, uma vez que a Associação é voltada para projetos que têm crianças e adolescentes como público-alvo. A ideia é que as famílias encontrem lá uma alimentação mais equilibrada possível e que estimule hábitos mais saudáveis.

Mais um negócio social a vista

Depois da fase de testes do Serenata Café e Creperia, a diretoria da Associação Tapera das Artes pretende implantar um segundo negócio social, a Luteria. Trata-se de um espaço para confecção e conserto de instrumentos musicais. “Aquiraz é um município turístico e sabemos do potencial que um café de sabores perdidos, aliado a uma luteria experimental, pode ter nesse cenário local. Estamos seguros, otimistas e confiantes sobre os próximos passos que daremos para concretizar todos esses sonhos”, afirmou Magno Miranda, presidente executivo da Tapera das Artes.

Serviço

Serenata Café e Creperia
Onde: Teatro Tapera das Artes (Rua Raimundo Coelho 30-118, Parque da Piranha, Centro – Aquiraz – ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Quando: de terça a sábado – das 11h às 19h
Informações: (85) 3361-2704 / 9 8754-8496

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: