Campanha Tudo em Casa inicia programação online para quarentena

Às 16h desta quarta-feira (25), a Companhia Laguz Circo vai mostrar um tutorial de acrobacias em família | Foto: Diogo Andrade

Fortaleza – CE. Enquanto os cearenses estiverem recolhidos para atender as recomendações de contenção ao coronavírus, serão incentivados a realizar atividades de lazer, saúde e cultura em suas próprias casas.

A campanha Tudo em Casa, lançada pelo Sistema Fecomércio Ceará, integra ações do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da própria Federação, com a oferta de atividades gratuitas aos usuários das instituições e ao público em geral.

As pessoas terão acesso a conteúdo educativo e de entretenimento para interação à distância. Os canais de compartilhamento serão as redes sociais do Sesc (@sescce), Senac (@senacce) e Fecomércio Ceará (@fecomercioceoficial) e de artistas convidados (ver programação)

Atualmente, no Ceará, o Sesc atende mais de 400 mil pessoas em seus projetos; nas 12 unidades do Senac, estão matriculados mais de 120 mil alunos. Seguindo as normas de segurança, as duas instituições suspenderam suas atividades, desde o dia 18 de março, até o dia 31 de março de 2020.

Para ajudar esse público, assim como toda a população cearense, a cumprir o período de distanciamento social em suas casas, o Sistema Fecomércio (Sesc, Senac, Federação) vai estimular a prática de atividades físicas, apoiar shows de artistas locais com transmissões online, ensinar métodos profiláticos com profissionais de saúde e mostrar práticas que reduzem o estresse e a ansiedade.

O conteúdo sobre normas sanitárias, adaptações no funcionamento das empresas, mudanças tributárias e marketing digital serão algumas das informações disponibilizadas.

“O distanciamento físico estabelecido pelos órgãos de saúde não precisa romper os vínculos sociais. As mídias digitais nos permitem estar perto das pessoas para ajudá-las a atravessar esse período com tranquilidade”, afirma Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio.

Apresentações online

O Sesc Ceará inicia com uma programação cultural online de shows, narrações de histórias, leituras dramáticas, conversa com escritores, oficinas literárias, oficinas teatrais, bate-papo com autores e performances, entre outras ações.

De 25 a 29 de março, das 16h às 20h, será realizada a primeira edição com apresentações musicais e oficinas interativas nas redes sociais dos artistas.

Os artistas convidados pelo Sesc se credenciaram nos chamamentos públicos de 2019 e 2020. De suas casas em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu eles vão se apresentar e contribuir com a campanha #tudoemcasafecomercio. Cada participação terá duração de 30 minutos, a partir de adaptações dos próprios artistas.

Nesta quarta-feira (25), às 16h, os músicos Vinícius Pinho e Flauberto Gomes inauguram a programação tocando ao vivo para o público. Também às 16h, a Companhia Laguz Circo vai mostrar um tutorial de acrobacias em família.

De Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Ranier Oliveira toca logo em seguida, às 17h e o Robston Medeiros mostra seu repertório de MBM em voz e violão.

“A iniciativa colabora com o setor artístico-cultural cearense, contribui para o acesso à cultura frente à pandemia do Covid-19 e estimula o ócio criativo nesses tempos de isolamento social. O Sesc reitera o compromisso com o desenvolvimento da cultura”, afirma o consultor do Programa Cultura, Chagas Sales.

De Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Ranier Oliveira toca  às 17h desta quarta-feira (25)

Aproveitar o tempo

O Senac Ceará também contribui com a Campanha Tudo em Casa realizando aulas online e demonstrações para as pessoas aproveitarem o tempo do isolamento domiciliar. No webinar transmitido pelo Instagram @senacce, a coordenadora de Educação a Distância, Rhyvera Fontenele, explica como se organizar e planejar os estudos em casa.

Na área de gastronomia, chefs de cozinha do Senac vão ensinar o preparo de receitas. Consultores dos cursos de educação profissionalizante na área de moda e artes ensinam técnicas de artes manuais como crochê e bordado.

“Estamos em um momento difícil, mas as pessoas podem ter a oportunidade de parar um pouco para estudar e, para isso, o Senac está contribuindo com conteúdos diversos”, afirma o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional, Sidarta Nogueira Cabral.

Programação de estreia

Quarta-feira (25)

16h – Apresentação musical e poesia com Vinicius Pinho com o convidado Flauberto Gomes (Juazeiro do Norte). Transmissão pelo Instagram @vpinhomusgo

16h30 -Tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza). Vídeos no Instagram @laguzcirco

17h – Apresentação musical com Ranier Oliveira (Juazeiro do Norte) Transmissão pelo Instagram @ranier.oliveira

17h30 – Apresentação voz e violão com Robston Medeiros (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @robstonm

18h – Bate-papo sobre o processo criativo de construção do espetáculo “Alice” e debate sobre inclusão e acessibilidade teatral (Cia. Ortaet) (Iguatu) Transmissão pelo Instagram @ciaortaet

18h30 – Oficina teatral “Vendas e mordaças” (Manada Teatro) (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @manada_teatro_br

19h – Espetáculo de teatro “Aquelas – Uma Dieta para caber no mundo” (Manada Teatro) (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @manada_teatro_br

19h30 – Espetáculo “O fantástico Mundo das Histórias de Reis” (KO’s Coletivo) Transmissão pelo Instagram @kos.coletivo

Quinta-feira (26)

16h- Apresentação musical com Fatinha Gomes com a convidada Carla Ribeiro (Juazeiro do Norte)

16h30- Tutorial de acrobacias em família com Laguz Circo (Fortaleza). Vídeos no Instagram @laguzcirco

17h- Apresentação musical com Diego Souza e o convidado Wesley Santana (Juazeiro do Norte)

17h30 – Papo Criativo – Claviculário, versão bilingue em espanhol (Crato)

18h – Capoeira Angola Orun Ayie – Roda de Mulheres (Fortaleza). Transmissão pelo Instagram @capoeirangolaorunayie e Youtube

18h30 – Apresentação de cordel e repente com Guilherme Nobre (Fortaleza) Transmissão pelo Instagram @guilhermenobre03

19h – Espetáculo “Limões Ensolarados” e diálogo com o público (Leonardo Araújo) (Juazeiro do Norte)

19h30h – Bate-papo sobre o processo criativo do espetáculo “As Velhacas” (KO’s Coletivo) Transmissão pelo Instagram @kos.coletivo

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: