Eco Nordeste é uma das vencedoras do 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Vista de uma encosta íngreme, de cima para baixo. Parte do barro da encosta, no centro da imagem, está exposto. Um cano branco passa por cima desse barro. Pelos lados, cercados por vegetação, um plástico preto cobre o solo. Lá em baixo, no fim da encosta, o teto de duas residências feitas de alvenaria

Vista da casa do repórter para a encosta desprotegida e a vizinhança na parte baixa de Água Fria, Zona Norte do Recife | Foto: Victor Moura

Os vencedores da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo já são conhecidos. A Eco Nordeste foi premiada com o 2º lugar na categoria crônica com o trabalho “Sai daí, tá chovendo: memórias de um repórter morador de área de risco”. O texto de autoria do jornalista Victor Moura conta sua própria história de vida em meio à comunidade onde cresceu, em Água Fria, na periferia norte do Recife (PE).

Considera este conteúdo relevante? Apoie a Eco Nordeste e fortaleça o jornalismo de soluções independente e colaborativo!

Percorrendo diferentes fases da vida, vários assuntos ambientais são abordados, como a construção das vulnerabilidades dentro de um território majoritariamente negro e a espera da família e vizinhos por obras que garantam segurança definitiva a cada inverno que se sucede. Como morador, ele tem observado que a mudança no padrão das chuvas tem impactado as populações de forma desigual, levando a perdas materiais e humanas nas comunidades de baixa renda.

“Minha visão ambiental surge nesse contexto de prevenção a desastres. É muito ruim você não se sentir seguro na sua própria casa. E quando falo do medo, falo no sentido amplo, e não apenas em relação aos deslizamentos de terra. É uma multidão de gente nas periferias urbanas sujeitas ao racismo, à exploração do trabalho, à violência… Se tratando de Brasil, não dá para falar de sustentabilidade, bicho e planta, sem falar de pessoas. Quando debatemos justiça climática estamos debatendo para a justiça como um todo. Fico feliz em ver organizações dos direitos humanos dando mais atenção para a pauta”, afirma Victor.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de dezembro em Porto Alegre (RS).

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: