Por Líliam Cunha
Colaboradora
Salvador – BA. Conhecimento e oportunidade empoderam o jovem para conquistar um futuro melhor. Por compartilharem este pensamento, o Instituto Vedacit, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, apoia o Programa Coletivo Jovem, em Paripe, Salvador (BA), que, por meio de capacitação profissional e valorização da autoestima, conecta jovens a novas oportunidades reais de geração de renda.
“Iniciativas como esta contribuem tanto para o crescimento pessoal e profissional dos jovens quanto para o desenvolvimento das cidades, aproximando-os de suas comunidades e transformando-as num lugar melhor para viver”, afirma Luís Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.
A parceria com o Instituto Vedacit é desenvolvida na comunidade do Paripe, em Salvador (BA) e na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo. As ações do programa, baseadas em uma metodologia focada em competências socioemocionais, incentiva que os participantes pensem sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos, exercitando o protagonismo e a liderança. Ao colocarem em prática o que aprendem no curso, colaboram com o desenvolvimento da comunidade e fortalecem suas condições de se inserir no mundo do trabalho.
Mais de 300 jovens participaram dos três ciclos concluídos nesse ano. O quarto está em andamento, com formatura prevista para o fim do mês. Entre os alunos, 63% são maiores de idade e grande parte, 69%, ainda estão cursando o Ensino Médio. As mulheres representam a maioria, foram 67% no terceiro ciclo.
No fim do programa, além de entregar um plano de melhorias pronto para ser implantado no negócio local designado, os jovens podem ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, incluindo as fábricas do Sistema Coca-Cola e da Vedacit.
Em Salvador, dois jovens foram selecionados pela Vedacit, Helder Carneiro e Felipe de Jesus, sendo que o último foi efetivado na operação da fábrica em Salvador. “Esperamos abrir portas para que os jovens sejam empregados em setores diversos na construção civil e vislumbrem um futuro promissor nesta área”, pontua Guggenberger.
Sobre a experiência vivenciada no Coletivo, Jovem Filipe de Jesus diz ter sido a melhor possível: “um lugar de muito aprendizado, que me proporcionou conhecer pessoas e aprender com professoras e alunos legais, que me ajudaram muito nesse período. Foi de uma grande importância por me mostrar o futuro, pois a partir desses momentos eu me interessei mais e quis me dedicar a cada dia pelo meu futuro”.
Em relação à vaga efetiva conquistada, o jovem afirma ser algo além do que poderia imaginar. “É o meu primeiro emprego e a experiência está sendo muito mais do que o esperado. Meus pais me incentivam e isso me dá mais forças para continuar, estou dando o meu melhor e vou continuar dando sempre”, afirma.
“Minha experiência com o Coletivo Jovem se resume a uma só palavra: sensacional”, diz Elder Carneiro. Ocupando uma vaga de jovem aprendiz na Vedacit ele afirma que sempre foi um jovem com espírito de liderança, mas que era leigo quando o assunto era empregabilidade.
“Lá, aprendi como me desenvolver bem nesse contexto, aprendi também a como trabalhar em equipe. Melhorei minha comunicação no âmbito profissional, me ajudou bastante a fazer um planejamento na minha vida. O que ficou mais marcado para mim foi a empatia, que me ajudou não só no aspecto profissional, mas na vida pessoal também”, diz sobre sua participação no projeto Coletivo Jovem.
Há cinco meses atuando como Aprendiz, Elder define a oportunidade como muito importante para alavancar sua carreira. “Estou aprendendo bastante sobre o ramo industrial e a gestão de pessoas e isso está sendo muito gratificante. Mesmo só tendo aproximadamente cinco meses de empresa, já me sinto acolhido como se fossem minha família. Nunca esperei que minha experiência na Vedacit seria tão incrível assim. Graças ao Coletivo Jovem cheguei e fiz acontecer e hoje sou um aprendiz muito dedicado ao meu trabalho e à empresa”, diz.