Enxurrada nas ruas de Jericoacoara assusta

Ceará

Por Alice Sales

As fortes chuvas que caíram na madrugada do último domingo (23) trouxeram transtornos para a Vila de Jericoacoara. Uma enxurrada tomou as típicas ruas de areia da Vila, arrastando muitos resíduos para o mar. Imagens que circulam nas redes sociais dão uma mostra do impacto causado sempre que chove muito naquela praia do Litoral Oeste do Ceará.

Segundo Tereza Oliveira, pescadora e moradora da Vila, o ocorrido não é mais novidade para os habitantes: “Isso acontece todos os anos com a chegada das chuvas. Quando chove muito, a água arrasta tudo e as ruas ficam cheias de buracos”, comenta.

Urbanização crescente

O ocorrido não é mais novidade para os habitantes, pois acontece todos os anos com a chegada das chuvas, quando a água arrasta tudo e as ruas ficam cheias de buracos

Uma das causas do problema é o crescente processo de urbanização que ocorre na Vila, somado à ausência de uma rede de drenagem de águas pluviais. Conforme o engenheiro civil Jonathan Jefferson, a água acumulada procura o percurso mais fácil para percorrer, carregando toda a areia e detritos e provocando danos nas rústicas vias do povoado. “Como as ruas são íngremes, a água segue a gravidade e deságua no mar, jogando nele tudo o que veio arrastando”, ressalta.

Há ainda um agravante que preocupa a população. A fiação da rede elétrica de Jericoacoara é subterrânea e, por muitas vezes, fios acabam expostos quando ocorrem essas enxurradas, causando sérios riscos de acidentes aos que visitam e vivem na Vila.

Chuvas das últimas 24h

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no município de Jijoca de Jericoacoara choveu, neste dezembro de 2018, até ontem, 89 mm, um desvio de 943.6% em relação à média histórica do Município no mês, que é de 8.5 mm.

Das 7h de ontem às 7h de hoje foram registradas chuvas em 116 dos 184 municípios do Ceará. Confira as dez maiores (em mm):

  • Ipaumirim: 125.2
  • Crato: 108.0
  • Icapuí: 90.0
  • Farias Brito: 83.0
  • Juazeiro do Norte: 78.0
  • Barbalha: 72.0
  • Assaré: 70.0
  • Ocara: 68.0
  • Itarema: 65.0
  • Várzea Alegre: 65.0

Previsão de tempo

A previsão da Funceme para hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Sertão Central e Inhamuns, na região Jaguaribana, na Ibiapaba, no Litoral Norte e no Cariri. No Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza, há possibilidade de chuvas isoladas. Para amanhã (25), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Litoral e na Ibiapaba. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Essas chuvas, consideradas de pré-estação, estão sendo ocasionadas pelo principal sistema indutor de precipitações na Quadra Chuvosa do Ceará: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Quer a apoiar a Eco Nordeste?

Seja um apoiador mensal ou assine nossa newsletter abaixo: