Fortaleza – CE. Desde o início da pandemia de Covid-19, com o isolamento social imposto para evitar a propagação da doença, a Agência e Conteúdo Eco Nordeste já realizou 13 conversas ao vivo, de 15 em 15 dias, com data marcada. A conversa desta quarta-feira (11), a 14ª, será a última neste formato. Estes diálogos, a partir de agora, estarão relacionados a coberturas especiais e assuntos que precisem ser destacados e serão previamente divulgadas em nossas redes sociais. Agradecemos a audiência até aqui e seguimos juntEs!
Com o tema “Ações pela conservação de aves no Ceará“, A conversa ao vivo desta quarta-feira (11), às 16h, será entre a nossa fundadora, gestora e editora geral, Maristela Crispim, e o biólogo Weber Girão, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), com transmissão pelo Instagram da Econordeste (@agenciaeconordeste) e pelo da Aquasis (@ongaquasis).
Originária do meio acadêmico, a Aquasis começou no antigo Grupo de Estudos de Cetáceos do Ceará. É uma Organização Não Governamental (ONG) fundada há 26 anos, com o objetivo de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Estado do Ceará, com destaque para a fauna ameaçada, como aves e mamíferos marinhos. Possui uma equipe multidisciplinar e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.
Weber Girão
O biólogo cearense Weber Girão trabalha com aves nordestinas desde 1995, dedicando-se à conservação delas por meio de seu trabalho em ONGs, políticas públicas e pesquisas. Reside na Chapada do Araripe desde 2009, onde tenta evitar a extinção da espécie ameaçada Antilophia bokermanni, único pássaro exclusivo do Ceará, cuja fêmea é conhecida por lavadeira-da-mata, enquanto o macho, por soldadinho-do-araripe.
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente em conservação de aves, ornitologia nordestina e ornitologia cearense.
Maristela Crispim
Fundadora, gestora e editora geral da Agência de Conteúdo Eco Nordeste, é jornalista (UFC) e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Foi professora de Comunicação para a Sustentabilidade na Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor); repórter, redatora, editora, colunista e blogueira do jornal Diário do Nordeste, onde conquistou 46 finais e premiações de jornalismo, locais, regionais, nacionais e internacionais.
Serviço
O quê: Conversa ao Vivo – Ações pela conservação de aves no Ceará
Quando: 11/11 – 16h
Onde: Instagram – @agenciaeconordeste / @ongaquasis