A Agência de Conteúdo Eco Nordeste é um projeto de jornalismo independente com foco nas diversas realidades relacionadas ao Nordeste brasileiro, por meio da publicações de notícias e reportagens em seu site e redes sociais.
Visando lançar olhares mais especializados e diversificados, a Agência vai ampliar seus gêneros, com a sistematização da publicação artigos com variados enfoques. O primeiro deles já será publicado nesta sexta-feira (13).
Integram o primeiro time de articulistas da Eco Nordeste:
Antonio Rocha Magalhães (CE)
Desenvolvimento Sustentável no Nordeste
Economista, começou sua carreira no Banco do Nordeste (BNB), passando em seguida ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério do Planejamento, Governo do Ceará, Banco Mundial, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Foi Professor de Economia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e de Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Universidade do Texas, em Austin (EUA). Passou também pela Sociedade Civil, como fundador da Fundação Esquel Brasil, e pelo Setor Privado. Atualmente se dedica a estudos sobre planejamento e Desenvolvimento Sustentável no Nordeste.
Catarina de Angola (PE)
Convivência com o Semiárido
Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 2008, mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2018, com pesquisa sobre Semiárido, na linha de Políticas e Estratégias de Comunicação. Atua há mais de dez anos com organizações sociais, especialmente nas áreas de Agricultura Familiar, Agroecologia, Convivência com o Semiárido e Feminismo. É diretora executiva da agência Angola Comunicação e integra o Terral Coletivo de Comunicação Popular.
Gilmar de Carvalho (CE)
Cultura Regional
Bacharel em Direito em 1971 e em Comunicação Social em 1972 pela UFC; mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) em 1991; doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1998; professor do Departamento de Comunicação Social da UFC desde 1984; é integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC desde 2004. Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Fomenta e pesquisa atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.
Magda Maya (CE)
Sustentabilidade 4.0
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC, geógrafa, escritora, consultora, artista, palestrante, professora, pesquisadora, greenfluencer, é fundadora da Geoanalysis, empresa de Gestão da Sustentabilidade empresarial e da Escola de Sustentabilidade a ela agregada. Com larga experiência em planejamento ambiental, participou de projetos como o Fortaleza 2040 e o Ceará 2050, dentre outros. Autora do livro “Sustentabilidade 4.0” e articulista do jornal “O Estado”, atua em inovação para a Sustentabilidade, com forte presença em redes sociais, sobretudo Instagram (@magdamaya.ambiental), onde atua como educadora ambiental, inclusive por meio das artes.
Severino Rodrigo Ribeiro Pinto (PE)
Biodiversidade no Nordeste
Pós-Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É diretor-presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), instituição privada, sem fins lucrativos, fundada no ano 2000 por professores-pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, que tem como missão gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de recursos humanos e diálogo com a sociedade. Possui experiência nas temáticas de restauração ecológica, ecologia de comunidades vegetais, serviços ambientais e capacitação de pessoal.
Vanda Claudino Sales (CE)
Geografia Física do Nordeste brasileiro
Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Geografia Ambiental pela Universidade Paris-Sorbonne e pós-doutora em Geomorfologia Costeira pela Universidade da Flórida (USF). É professora associada aposentada do Departamento de Geografia da UFC, foi professora visitante do Departamento de Geografia da Universidade Paris-Sorbonne, em 2007, e do Departamento de Geociências da Universidade do Sul da Flórida, em 2006, 2008 e 2009. Foi pesquisadora 1D do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente em Geomorfologia Costeira e Litorânea, Geomorfologia Estrutural, Megageomorfologia e Geomorfologia Ambiental. Atualmente é professora visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e vice-presidente regional da fundação de pesquisa americana Coastal Education and Research Foundation (Cerf).